ENTENDA COMO O SISTEMA TMS OTIMIZA PROCESSOS

Muitas organizações têm procurado um diferencial competitivo, e esse diferencial é a razão do sucesso ou não da mesma. Em muitos casos esse sucesso está relacionado diretamente com a logística envolvida desde a expedição até a entrega efetiva do produto. Através do uso do Transportation Management System (Sistema de Gerenciamento de Transportes), ou simplesmente TMS, muitas dessas organizações tem se beneficiado das informações em tempo real fornecidas pelo sistema, utilizando-as para o melhoramento do processo de distribuição, se livrando de procedimentos ultrapassados. Portanto, veja abaixo algumas das principais otimizações: 

 Análise precisa de informações

Em um sistema automatizado, os dados inseridos são mensurados e analisados sem riscos de erro humano, seja de cálculo ou por esquecimento de alguma informação. O sistema TMS permite acesso ao histórico de fretes, fazendo simulações de cálculos de valores e possibilitando um melhor controle de custos em futuras negociações.

Por meio desses dados, você também descobre quais transportadoras possuem um melhor perfil de atendimento, podendo priorizá-las para integrar a rede de transportadoras da empresa. Ou seja, a análise precisa de informações que o sistema oferece possibilita que você faça melhores tomadas de decisão, direcionando seu negócio para obter mais vantagens financeiras e qualidade no serviço. 

Controle de Transportadoras

Considerando altos volumes de despachos diários, torna-se usual contratar as transportadoras para despachar cada um dos pedidos a serem entregues. Muitas das indústrias possuem volume de fretes tão expressivos que suportam coletas diárias que dispensam a emissão de ordens de coletas. 

As transportadoras já possuem demanda garantida e lotam os pátios da expedição destas empresas. Em alguns casos, pedidos de um mesmo cliente são despachados no mesmo dia através de transportadoras diferentes.

O sistema TMS contribui com o dimensionamento de cargas para destinos próximos, calculando a capacidade dos tipos de veículos e apresentando alternativas financeiras para a contratação de fretes fechados ao invés de fracionados.

(Veja como acompanhar a performance das transportadoras)

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Entregas

É comum observar a preocupação dos profissionais de logística em garantir a satisfação dos seus clientes com relação ao recebimento dos seus produtos dentro do prazo esperado.  Muitas empresas, ainda que não consigam efetuar um controle mais preciso e de forma sistematizada, criam seus controles através de planilhas ou mediante recebimento de relatórios de efetividade das transportadoras. 

O problema é que, geralmente estas formas de controle possuem um formato reativo: apenas ao final da semana ou do mês, momento em que eventuais atrasos de entregas já tenham ocorrido, consegue-se obter a informação de que a efetividade não foi satisfatória. Neste caso, a satisfação do seu cliente já foi comprometida e não há o que fazer. 

Para criar formas de controle mais preventivos que evitam estes desgastes que que existem os softwares de TMS.  Com ele, a empresa consegue controlar os prazos para todas as etapas do processo de expedição e transportes. 

É possível também identificar previamente que um prazo de entrega total será comprometido, caso a empresa tenha levado muito tempo para expedir o material internamente. Ou que a transportadora levou muito tempo para coletar a mercadoria após ter sido chamada, por exemplo. 

Assim, é o software permite que o gestor tomar ações necessárias em tempo de não comprometer a satisfação do seu cliente.

Controle financeiro

Dessa forma, o sistema controla os saldos de cada transportadora por fretes, demonstrando os valores cobrados e detectando possíveis descontos de direito do embarcador ou itens não negociados ou cobrados diferentemente da tabela negociada.

Pode-se inclusive mapear o histórico da despesa de fretes para cada família de produto. Mapear os custos por região e ter um controle exato do gasto mensal com este serviço. Assim, um controle financeiro auxilia sua empresa na gestão de reajustes de preço, apontando as variações ocorridas nas tabelas e comparando-as com tabelas anteriores, facilitando assim as negociações de reajuste de tabela.

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