OCORRÊNCIA DE TRANSPORTE: O QUE É E COMO GERIR

Existem inúmeras funções que englobam a atividade logística dos transportes. Entre elas, está a ocorrência de transporte, ação extremamente necessária no contexto das estradas brasileiras. No texto de hoje, entenderemos o que é a ocorrência de transporte e como gerir! 

O que é uma ocorrência de transporte?

O processo de produção e entrega de uma mercadoria é cercado de etapas de diferentes setores da logística que se conectam para entregar o produto ao consumidor final de forma rápida e eficiente. Porém, nesse meio termo, imprevistos podem acontecer. Especificamente na área de transporte, o problema ocorre quase sempre no momento em que a mercadoria está dentro do caminhão sendo transportada. Batidas, tombamento de veículo, furto, roubo, endereço errado, trânsito… Tudo isso é considerado uma ocorrência de transporte. 

Ou seja, a ocorrência de transporte é um termo utilizado para nomear uma série de eventos que podem prejudicar a entrega do produto durante sua movimentação pelas estradas e rodovias brasileiras. 

Algumas das principais ocorrências de transporte são:

  • Acidentes de trânsito

Um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) de 2010 colocou o Brasil em quinto lugar no ranking de países recordistas em mortes no trânsito, a cada 15 minutos uma pessoa morre nas estradas do país. Esse dado é extremamente alarmante, pois evidencia o alto risco de batidas e consequências graves para o veículo e para o motorista. 

  • Roubo de cargas

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (ANTC) registrou em 2018 22 mil roubos de carga no Brasil, resultando em um prejuízo em torno de R$ 2 bilhões de reais para embarcadores e empresas de transporte.

  • Reentregas

É uma das coisas que mais causa prejuízo ao embarcador. A reentrega ocorre quando por algum motivo a carga tem que voltar para o endereço de origem e um novo frete precisa ser gerado, ou seja, o frete é pago duas vezes por uma entrega só. 

  • Erro de rota

Não é uma ocorrência comum, mas pode causar muita dor de cabeça para o embarcador. Errar o local de destino é extremamente prejudicial para o processo de entregas, levando em conta os gastos com gasolina, pedágio, impostos, entre outros fatores. 
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Gestão de entregas e Ocorrência de Transporte

Como pode-se observar, ocorrências são parte do dia a dia de embarcadores logísticos. Mas, é necessário saber tratá-las e resolvê-las com seriedade e responsabilidade, pois um processo de entrega bem feita é essencial para a satisfação do cliente final. Portanto, a prática de realizar a gestão de entregas é fundamental, pois esse acompanhamento meticuloso faz toda a diferença no tratamento dos problemas. Além disso, a gestão de entregas tem uma modalidade de gestão de ocorrências, que trata exclusivamente os casos citados anteriormente. 

Outra medida importante que potencializa a gestão de entregas e ocorrências de transporte é empregar um sistema automatizado, como o TMS (Transportation Management System), ou a Torre de Controle, central que reúne todas as ocorrências em tempo real. Assim, existem mais algumas dicas para uma gestão eficiente de ocorrências de transporte: 

  • Roteirização 

Como citado anteriormente, um endereço de entrega errado pode causar enormes prejuízos para o embarcador. A roteirização é uma prática que visa encontrar a melhor rota para o motorista, economizando tempo e dinheiro. 

  • Monitoramento de entregas

Rastrear as entregas dá um poder de antecipação e decisão para o embarcador. Além disso, é possível acompanhar em tempo real o trajeto, e ter contato ininterrupto com o motorista do veículo. 

  • KPI´S

É outra parte importante para modelar um processo de gestão de ocorrência de transporte que funcione.  Recolher dados e gerar dashboards é importante pois dá visibilidade e esclarece quais são as principais ocorrências da empresa, ajudando a encontrar soluções. 

  • Planejamento

Todas essas ações obviamente não podem ser executadas sem um planejamento adequado. Pensar na operação como um todo, desde a cotação de frete até o pós-venda, é necessário que os setores estejam afinados e cooperando para o êxito de uma entrega. 

Saúde financeira na ocorrência de transporte

Portanto, é muito importante para a saúde financeira da área logística de qualquer empresa possuir um setor de gerenciamento de ocorrências. Assim, ter um processo de entrega que funcione é fundamental para conquistar a confiança de novos clientes e fidelizar os que já compram recorrentemente, além de ajudar na construção da imagem do negócio. 

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