TECNOLOGIA APLICADA AO TRANSPORTE DE CARGAS

O transporte de cargas é uma das atividades mais essenciais atualmente. Afinal, uma cadeia de distribuição que funcione de forma eficiente contribui para o desenvolvimento econômico e social. Dessa forma, a operação de transporte, principalmente rodoviário, precisa explorar o máximo de sua agilidade e assertividade. Já que tantos aspectos dependem desses resultados. Ao longo dos anos, com a transformação tecnológica e outros fatores, o setor logístico acompanhou diversas mudanças que o tornou cada vez mais competitivo. Enfim, a tecnologia aplicada ao transporte de cargas permite uma operação mais inteligente e com melhores resultados.

ebook coronavirus na logistica

A tecnologia no transporte de cargas 

Com certeza, a tecnologia foi um fator crucial para a evolução do transporte de cargas e se mostra cada vez mais relevante para melhorias dentro do setor logístico. O acesso à tecnologia é inegavelmente mais democrático nos dias atuais e, sendo assim, indústrias e transportadoras de todos os portes podem adquirir soluções tecnológicas para aprimorarem sua logística de transportes. 

Já estamos vivendo o futuro do transporte e o termo “logística 4.0” foi designado para explicar esse momento nunca visto antes no setor. A logística está se beneficiando muito da era da tecnologia e os ganhos em eficiência, velocidade, conexão, informação e efetividade são imensuráveis. E, as tecnologias em formato digital estão revolucionando o transporte no momento. O uso de aplicativos, softwares e ferramentas conectadas à internet é responsável pelo grande salto na evolução da eficiência da logística de transportes. 

As aplicações que permitem a evolução do transporte de cargas atualmente já estão bastante definidas, mas sempre há espaço para a inovação. Ferramentas que descomplicam a logística e gestão de transportes estão presentes em várias empresas que podem afirmar sua eficácia. Porém o cenário ainda não é ideal, mesmo com a acessibilidade das soluções, grande parte das indústrias ainda utilizam sistemas arcaicos ou nem utilizam. 

O sistema de gestão de transporte, popularmente conhecido como TMS, por exemplo, é uma solução pioneira que é capaz de integrar as informações da gestão do frete. Assim, ela permite que o gestor da logística esteja inteirado sobre a área dos transportes. Além disso, o TMS também centraliza as atividades, apoia a tomada de decisão e aumenta a visibilidade operacional. 
conheca-a-everlog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você