COMO ESCOLHER O MELHOR SOFTWARE PARA GESTÃO DE FRETES

A tendência no mercado da logística brasileira é terceirização e automação das atividades, principalmente no setor de transporte. Mas, no meio de tantas opções de software para gestão de fretes, como escolher a que mais se encaixa no seu negócio?

No texto de hoje, discorreremos sobre como escolher o melhor software para gestão de fretes. 

O que é um software para gestão de fretes?

Um dos sistemas de gestão de fretes mais conhecidos no mercado é o TMS (Transportation Management System). Suas principais funções são integrar operações, pois o sistema centraliza tudo em uma única plataforma, geração de KPI´S, pois o software armazena´documentos, analisando rapidamente vários dados e gerando indicadores de performance, auditar fretes, substituindo ferramentas obsoletas como Excel, e administrar custos com transporte

Principais dicas para escolher um bom software para gestão de fretes

De acordo com uma  pesquisa americana da Texas A&M, 80% dos embarcadores geralmente pagam em excesso pelo frete. Isso pode prejudicar significativamente seus resultados, considerando que mais de 50% de suas despesas são transportadas. Por esse motivo, muitos gestores estão adotando estratégias inovadoras para auditar seus pagamentos de frete, incluindo o uso de software pra gestão de fretes. 

No entanto, escolher um sistema de confiança e realmente eficaz para o seu negócio é essencial. É necessário identificar, revisar e escolher um produto que agilize sua cadeia de suprimentos e ofereça recursos inovadores que criam eficiências.

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Então, como escolher bem?

  1. Revise os recursos

A eficiência do software de auditoria de pagamento de frete depende do tipo de recursos que ele oferece. Os principais recursos a serem considerados são relatórios interativos, métricas detalhadas, gerenciamento de faturas, auditoria e análise e personalização do usuário.

Ferramentas para realizar BID de fretes e sistemas de gerenciamento de pedidos também são essenciais. O software deve oferecer visibilidade ideal para ajudá-lo a entender seus dados e KPI´S.

  1. Relações com Operadoras

Ao procurar o software certo, é aconselhável considerar empresas que possuem uma equipe dedicada para atender às relações com as operadoras. Serviços de suporte de tecnologia de qualidade devem ajudar sua equipe a se concentrar no que mais importa. É normal que surjam problemas, mas a capacidade de resposta e o profissionalismo do fornecedor ao lidar com esses problemas são importantes.

O fornecedor deve trabalhar diligentemente para atenuar diferenças e conflitos que, de outra forma, poderiam resultar em tempo de inatividade, atrasos e produtividade reduzida. Revise os canais de suporte ao cliente para garantir que eles estejam disponíveis nos horários em que você precisar.

  1. Tecnologia Atual e Escalável

Criar uma cadeia de suprimentos mais inteligente se resume ao tipo de tecnologia implantada em sua organização. A verdade é que a tecnologia desatualizada pode prejudicar seus esforços de otimização da cadeia de suprimentos. Com tecnologias, como inteligência artificial (IA), machine learning e data science, se tornam predominantes, você precisa fazer parceria com um fornecedor que possa incorporá-las ao seu produto.

Além disso, o software para gestão de fretes ser capaz de atender às suas necessidades atuais e se adaptar às mudanças futuras à medida que você cresce. É imprescindível poder aplicar a tecnologia deles a todos os modos de transporte que sua empresa usa.

conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você