MINI GUIA SOBRE BID DE FRETES

Grandes empresas geralmente têm o costume de realizar BID de fretes. O intuito da atividade é entender qual empresa de transportes possui os melhores valores para realizar a entrega de cargas. O BID não é uma prática exclusiva do setor de transportes, e pode ser amplamente utilizado em diversas áreas a empresa. 

No texto de hoje, aprofundaremos no que é um BID de fretes, quais são suas etapas, como realizar, sua importância, entre outras questões.  

O que é BID de fretes?

O termo BID vem do inglês e significa licitar, ofertar, fazer um lance. A prática consiste em em reunir algumas transportadoras (no caso do BID de fretes) para realizar um leilão, uma competição entre esses operadores logísticos, visando entender qual oferece o melhor custo-benefício. Os participantes geralmente são selecionados de acordo com critérios pré estabelecidos pela empresa que está realizando o leilão, para elevar o nível de competitividade e assertividade na decisão. Os participantes do bidding process recebem um convite para participar, não se candidatam. 

O embarcador (quem possui as cargas a serem transportadas) monta uma lista de prestadores de serviços, no caso transportadores, que possuem qualidades e serviços que se encaixam em requisitos pré-estabelecidos por um time de logística da empresa. Em seguida, os convidam a dar lances (como se fosse realmente um leilão) sobre o valor que estão dispostos a transportar a mercadoria. Geralmente, quem apresenta o menor valor vence. 

É importante ressaltar que os BIDs não são realizados somente em casos de cotação de transportadoras, mas também para escolher sistemas de transporte como o TMS

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Principais etapas de um BID de fretes

Como pode-se perceber, o processo para realizar um BID de fretes é complexo e possui algumas etapas principais. Veremos quais são nos tópicos abaixo: 

Questões operacionais internas

Atualmente a primeira fase de um BID é a liberação de um edital contendo todas as informações que o embarcador julga ser pertinente. Para isso, as empresas reúnem uma série de dados internos e critérios de avaliação para contribuir com o edital, descrevendo o projeto e suas principais necessidades. Alguns itens como tabelas de frete, KPI´S, custo de mercadoria por região, entre outros, estão incluídos no documento. 

Nessa etapa é feita também a definição das normas e exigências operacionais que os participantes do BID de fretes devem ser submetidos, estimativas de prazos de entrega e deadline. 

Convocação de participantes e criação de concorrência

Nessa etapa, é feita a análise e escolha das transportadoras escolhidas segundo os critérios do edital, e o envio dos convites para participação do BID de fretes. Após o envio dos convites, é feito o cadastro das transportadoras que manifestaram o interesse em participar do processo, e o estabelecimento dos canais de comunicação. 

Processo de escolha  

Após o aceite das transportadoras convidadas, é iniciado o processo. A empresa manda o cronograma com as deadlines juntamente com documentos como NDA, RFI, volumetria e tabelas de frete. 

Após o envio, inicia-se então o processo de simulação de cotações e prazos de entrega. O embarcador analisa os preços e a metodologia de trabalho das transportadoras, buscando a que mais se encaixa nos padrões estabelecidos. Geralmente são realizadas etapas, com a rodada final sendo a mais importante. Assim, o embarcador seleciona as transportadoras finalistas para a última negociação do processo.

Após a rodada final, um vencedor (ou vencedores) é definido. 

Escolha do ganhador e processo de contratação 

Após a escolha do vencedor, é realizado todo o processo de cadastramento da(s) transportadora(s) ganhadora(s) para a confecção do contrato de prestação de serviços. Assim, após a assinatura dos contratos, é feito o setup para o início das atividades. 

Principais critérios para escolher uma boa transportadora no BID de fretes

Portanto, é necessário ressaltar que preço baixo não é sinônimo de qualidade de entrega. Já citamos nesse texto que possuir uma gestão de entregas de qualidade é essencial para a satisfação do consumidor. Por isso, critérios como o prazo de entrega, reputação e flexibilidade quanto às necessidades especiais de cada embarcador são essenciais para uma boa escolha no BID de fretes.

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