CUSTOS LOGÍSTICOS: ENTENDA COMO O TMS AJUDA A DIMINUÍ-LOS

O TMS embarcador (Transportation Management System, ou Sistema de Gestão de Transportes, em português) foi desenvolvido para gerenciar de forma integrada todas as atividades do transporte. Além de diminuir significativamente os custos logísticos. É constituído por módulos independentes que podem ser adquiridos de acordo com a necessidade da empresa, o que lhe garante um baixo custo de implementação, tornando-o acessível para empresas de todos os portes e segmentos.

Afinal, por tempos, documentos, informações e relatórios eram registrados e gerenciados manualmente dentro do setor logístico. Porém, com o crescente avanço da tecnologia, juntamente com a necessidade de uma maior competitividade diante de uma economia retrátil, mais e mais gestores têm buscado ferramentas que aprimorem a qualidade e produtividade do serviço e dos processos logísticos, tais como: melhor planejamento, controle dos processos, redução de custos e manufatura, aumento da segurança e agilidade, entre outros.

O que é o TMS Embarcador

O TMS Embarcador é uma ferramenta de automação que oferece uma solução completa no gerenciamento dos transportes de empresas que trabalham com distribuição de produtos e/ou materiais. Tem como intuito principal fornecer maior controle do fluxo de atividades e informações no setor logístico da empresa de forma integrada, contribuindo para uma maior produtividade e qualidade do serviço prestado. Através das informações fornecidas pelo software, muitas empresas vem melhorando sua comunicação (interna e externamente), tornando-se mais eficientes e ágeis. Dentre suas funções, destacam-se: Agendamento de entregas, emissão de documentos e relatórios, rastreamento da frota. Além de geração automática de fretes, relatórios em tempo real por meio de análise de dados e indicadores, etc.

Principais benefícios do TMS Embarcador na redução de custos logísticos: 

Cálculos automáticos de frete:

Calcular o frete é uma operação que exige extrema cautela e atenção, sem contar no grande tempo gasto pela equipe. São muitos os fatores que devem ser levados em consideração, como gastos com combustíveis, profissionais, impostos e taxas, entre outros.

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Reunir, analisar e gerenciar todos esses dados é uma tarefa bastante complicada e sujeita à falhas, se feita manualmente. Já com a implantação de um sistema de TMS é possível executar esses cálculos de forma rápida e precisa. Além de fornecer retornos em tempo real, tendo como base fatores estratégicos.  Como exemplo: prazo, tabelas de frete, distância e gerenciamento de riscos. Tudo isso resulta em um melhor aproveitamento do tempo por parte da equipe, garantindo um melhor custo-benefício na operação.

Gestão de despachos: 

Este módulo permite integrar as informações entre transportadora e distribuidores, clientes, correios, etc, para geração de etiquetas de postagem, romaneio, trazendo mais agilidade e produtividade no acompanhamento dos operadores no momento da expedição do pedido.

Automação de rastreamento:

Com o rastreamento da frota, é possível ter uma maior e mais eficiente gestão de riscos e custos logísticos. Com um monitoramento em tempo real, é possível evitar desvios e paradas inesperadas durante o trajeto. Ademais, podem acarretar em reentregas e até devoluções. Que por sua vez geram encarecimento dos custos do setor, além de insatisfação do cliente com o serviço prestado. Outra grande vantagem deste módulo é a possibilidade de integração com outros softwares como o ERP, que permite o monitoramento dos fretes, notificação dos clientes (propiciando um acompanhamento completo do status da entrega, para que assim fique ciente de eventuais reduções no prazo de entrega ou atrasos) e até aviso às transportadoras referente a possíveis pendências.

Geração de relatórios em tempo real na redução de custos logísticos:

Assim, esta é uma das funcionalidades mais vantajosas (se não a mais) dos sistemas TMS Embarcador. Acompanhar e analisar todos os processos e dados de cada entrega por meio de relatórios precisos, permite aos gestores maior flexibilidade e segurança no momento da tomada de decisões quanto a avanços ou ajustes necessários para o desenvolvimento da empresa.

Por meio de um painel de controle, é possível ter acesso a relatórios e gráficos para análises em tempo real. A adoção desse sistema, possibilita à empresa uma maior vantagem competitiva diante de seu mercado de atuação. Principalmente se comparada com as que não o implantaram. Todavia, você agora sabe um pouco mais sobre o TMS Embarcador e suas inúmeras vantagens e benefícios. Portanto, cabe a você, gestor, decidir o momento certo e a melhor maneira de implantar esse sistema em seus processos.

conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você