ENTENDA AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DE UM SISTEMA DE MONITORAMENTO DE ENTREGAS

Ter tecnologias de confiança para executar as operações de transporte é fundamental para o êxito de um processo. Principalmente no setor de transportes, sujeito a inúmeras variáveis que podem prejudicar a entrega da carga. Portanto, se mostra necessário encontrar um sistema de monitoramento de entregas que seja confiável e adequado às necessidades do embarcador. 

No texto de hoje, falaremos sobre as principais funções de um sistema de monitoramento de entregas e sua relevância dentro do setor de transportes. 

O que é um sistema de monitoramento de entregas?

A principal função de um sistema de monitoramento e rastreamento é acompanhar todo o processo das entregas, desde o momento em que ela é consolidada no caminhão, até o momento que é deixada no endereço final. O sistema acompanha e analisa diversos fatores que influem no processo de entrega, gerando dados e promovendo visibilidade operacional para o embarcador. Saber onde está a carga e qual é seu estado de preservação são duas coisas que se tornaram básicas para empresas que querem apresentar um serviço qualificado. Usar a tecnologia para aprimorar atividades logísticas já não é mais um diferencial e sim uma obrigação para se manter competitivo no mercado. 

Sabe-se que uma entrega bem feita pode conquistar de vez um cliente ou fazê-lo odiar a empresa, e não importa se o erro foi do transportador ou de serviços terceirizados, é o nome da marca do fabricante do produto que está em jogo. Por isso, ter um  sistema de monitoramento de entregas é um investimento que sem dúvidas trará benefícios a curto, médio e longo prazo. 

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Principais funções de um sistema de monitoramento de entregas 

Entenderemos agora quais são as funções mais importantes de um sistema de monitoramento de entregas: 

Roteirização 

O sistema já se mostra útil antes da entrega acontecer. A roteirização consiste em pesquisar e definir qual é a melhor rota para o motorista seguir, a estrada mais segura, o trajeto com menos trânsito e pedágios, entre outros fatores. Essa prática é importante pois ajuda a prevenir acidentes, furtos e roubos, assegurando um trajeto mais seguro para a carga e para o motorista. 

Além disso, a roteirização analisa também a capacidade máxima de cada veículo, diminuindo custos com com combustível, e também o tempo de entrega total. 

Monitoramento de motoristas

O sistema também proporciona contato direto com o motorista 24h por dia durante os dias de entrega, e o acompanhamento de número de paradas, horário, qual trajeto está seguindo, entre outros. Se acontecer algum acidente, a facilidade para rastrear e encontrar o motorista pode ser decisiva para evitar danos irreversíveis, assegurando também a segurança dele. 

Controle das entregas

Essa função dá a visão de absolutamente todas as etapas de transporte para o embarcador. É possível saber que horas a carga foi embarcada, que horas o veículo escolhido saiu, quanto tempo levou para entregar a mercadoria, se houve alguma ocorrência, se a mercadoria chegou sem nenhuma avaria… É o que dá controle para o gestor entender qual é a principal defasagem no processo de entregas e tomar decisões para melhorá-lo. 

Acompanhamento em tempo real 

Todas das funções citadas acima possuem acompanhamento em tempo real. É possível rastrear e monitorar essas entregas em qualquer momento do dia (ou da noite), e é essa é a principal vantagem do sistema. 

Benefícios de possuir um sistema de monitoramento de entregas 

Como pode-se observar, as funções apresentadas pelo sistema são essenciais para garantir uma boa entrega, mas as vantagens se estendem a longo prazo também. Alguns dos principais benefícios são:

Diminuição dos prazos de entrega

Com o uso progressivo do sistema, e a adaptação do setor aos controles, o tempo de entrega diminui drasticamente. Isso é uma grande vantagem pois o cliente recebe seu produto com qualidade e em menos tempo, o que com toda a certeza faz diferença caso ele tenha que optar por uma ou outra empresa. É um importante fator de desempate

Aumento de produtividade do setor

O sistema vira um braço de direito dos profissionais de logística que atuam no monitoramento das entregas, pois ajuda a solucionar ocorrências de forma muito mais rápida e objetiva. Além disso, a abertura de um canal direto com o motorista e a acessibilidade e rapidez das informações possibilita que o trabalho humano seja muito mais assertivo e eficiente. 

Aumento de segurança 

Com o monitoramento das entregas a central responsável é capaz de identificar extravios ou furtos de carga, além de conseguir definir caminhos mais seguros para o transporte da mesma. Estabelecer perímetros máximos de distância percorrida evita assaltos e eventuais desvios de rota que podem causar algum dano a mercadoria. O fato da carga ser monitorada 24h também evita roubos, e caso eles aconteçam, a recuperação dos produtos ocorre de forma muito mais rápida. 

Redução de custos com sistema de monitoramento de entregas

Com todas as medidas citadas anteriormente, a empresa que possui um sistema de monitoramento de entregas pode experimentar uma realidade de intensa redução de custos. A diminuição de gastos com combustível, recolhimento de cargas avariadas, roubos, pedágios, entre outros, simboliza um valor extremamente relevante que antes de perdia em processos complexos e desatualizados. 

Portanto, é possível observar que as tecnologias para transporte são grandes aliadas do universo logístico, proporcionando maior controle, visibilidade operacional e redução de custos

conheca-a-everlog

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você