Você já ouviu o termo “Indústria 4.0”? A expressão já é amplamente utilizada e conhecida no mundo corporativo. Esse modelo de produção sintetiza toda a tecnologia desenvolvida durante os anos e realiza um aperfeiçoamento das máquinas e processos. Muitos a consideram a quarta onda da Revolução Industrial. No universo da logística, essas transformações já estão acontecendo.
Assim, a logística 4.0, seguindo a linha da Indústria 4.0, é baseada em um modelo extremamente tecnológico e inovador, aplicado em todas as áreas, principalmente a de transportes e gestão de fretes.
Logística 4.0: Principais mudanças
Essa nova onda de transformações está baseada em diversos pilares tecnológicos desenvolvidos, sendo os principais: Internet das Coisas (IoT), Cloud Computing (Nuvem) e Inteligência artificial.
Afinal, na área de logística já é possível observar diversas mudanças em processos por causa dessas novas tecnologias. Operações que antes sofriam com tabelas manuscritas, volume altíssimo de canhotos escritos à mão e documentos físicos, agora estão fazendo a transição para a nova era de inovação.
O armazenamento de dados, a otimização dos modelos de negócio e a ênfase em controle e gestão se tornaram uma necessidade latente para as indústrias manterem sua competitividade no mercado.
Logística 4.0 na Gestão de Fretes e Entregas
As novas ferramentas de gestão aperfeiçoadas pelo fenômeno da Logística 4.0 podem (e devem) ser aplicadas no setor de transportes. A utilização de sistemas para controlar entregas e realizar auditoria dos fretes se tornou uma prática essencial para o bom funcionamento da área.
Softwares como o TMS (Transportation Management System), que auxiliam o embarcador a controlar as operações de transporte, rastreando cargas, controlando a manutenção de frotas, auditando fretes, entre outras funcionalidades, embora já possuam uma tecnologia de ponta, também precisam se adaptar ao novo cenário, como o armazenamento dos dados do sistema na Nuvem.
Outra ferramenta, como a Torre de Controle, voltada para a Gestão de Entregas, também sofreu adaptações com essa nova onda de tecnologia, como a migração para formatos mobile, além da utilização de outra tendência da Logística 4.0: a geolocalização.
Benefícios que a Logística 4.0 proporciona:
Em suma, dentre inúmeros benefícios, podemos citar:
-
Redução de Custos
Muitos embarcadores se assustam com essas mudanças pois imaginam que a nova tecnologia tenha um alto custo, muitas vezes inacessível. Os sistemas, além de serem um enorme investimento para as Indústrias, estão se moldando às necessidades da mesma.
-
Análise de dados
Assim, o mercado como um todo está se especializando cada vez mais na análise de dados em diversas esferas. Na área de transportes, essa análise e os bancos de dados são sinônimos de uma operação mais ágil e assertiva.
-
Clientes satisfeitos
Com a modernização dos processos, as indústrias proporcionam ao cliente prazos de entrega menores, diminuição de erros e preço competitivo.
E você, embarcador, está se adaptando a nova onda logísticas?
Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!
Deixe um comentário