POR QUE IMPLANTAR BPO NA GESTÃO DE FRETE?

Para garantir uma operação logística com bons resultados, estratégias de qualidade precisam ser bem planejadas e aplicadas. Afinal, em um setor complexo que exige uma alta demanda de atividades simultâneas como a logística, a eficiência nos processos é imprescindível. Em meio a rotinas de armazenamento de produtos, cotação de transporte, monitoramento de entregas, pagamentos e auditoria de frete, é difícil conciliar tudo e manter a eficiência. Portanto, para otimizar as operações, reduzir custos e trazer mais visibilidade aos processos, o BPO têm sido um recurso estratégico bastante aplicado na logística. O Business Process Outsourcing ou BPO na gestão de frete vem se mostrando uma prática interessante para empresas que não se contentam com processos quadrados.

ebook coronavirus na logistica

BPO na gestão de frete

O BPO, ou Business Process Outsourcing, pode ser traduzido como Terceirização de Processo de Negócio e significa que algumas funções de um processo são transferidas para prestadores de serviço. E, o principal benefício dessa prática é contar com a expertise do fornecedor, porque ele conta com experiência na área e com as ferramentas certas.

Entretanto, antes de aplicar o método BPO na gestão de frete, é preciso entender as necessidades da operação logística. Atualmente, existe alternativa de terceirização para todas as principais atividades atreladas ao transporte. A maioria dos prestadores de serviço oferece também a tecnologia, então o ganho em eficiência e inteligência é significativo. Assim, para decidir como e em quê aplicar o BPO na gestão de frete, faz-se necessário entender quais os processos da logística e qual o nível da performance de cada um. 

Dentre as atividades que costumam contar com apoio de BPO na gestão de frete, as principais são a cotação de fretes, o monitoramento de entregas e a auditoria de frete. Porém, outros processos podem ser incluídos nessa estratégia, tais como:

  • > Cálculos de frete;
  • > Planejamento de demandas para otimização do veículo;
  • > Faturamento e emissão de documentação;
  • > Gestão de despacho;
  • > Avaliação das transportadoras.

Independente do processo a ser terceirizado, a implantação do BPO deve ser bem planejada para atender as necessidades da empresa. Prestadores de serviço precisam ter compatibilidade com a organização e apostar em um modelo de negócios flexível e adaptável. Além disso, outro ponto importante é a tecnologia correta, já que a ferramenta usada e/ou oferecida pelo fornecedor influencia muito na qualidade do serviço. 

O BPO na gestão de frete ganha mais espaço nas empresas justamente por suas vantagens competitivas. Então, ao contratar o prestador de serviço certo, ganhos na produtividade, na eficiência e assertividade do processo e redução de custos são benefícios confirmados. 
conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você