POR QUE IMPLANTAR BPO NA GESTÃO DE FRETE?

Para garantir uma operação logística com bons resultados, estratégias de qualidade precisam ser bem planejadas e aplicadas. Afinal, em um setor complexo que exige uma alta demanda de atividades simultâneas como a logística, a eficiência nos processos é imprescindível. Em meio a rotinas de armazenamento de produtos, cotação de transporte, monitoramento de entregas, pagamentos e auditoria de frete, é difícil conciliar tudo e manter a eficiência. Portanto, para otimizar as operações, reduzir custos e trazer mais visibilidade aos processos, o BPO têm sido um recurso estratégico bastante aplicado na logística. O Business Process Outsourcing ou BPO na gestão de frete vem se mostrando uma prática interessante para empresas que não se contentam com processos quadrados.

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BPO na gestão de frete

O BPO, ou Business Process Outsourcing, pode ser traduzido como Terceirização de Processo de Negócio e significa que algumas funções de um processo são transferidas para prestadores de serviço. E, o principal benefício dessa prática é contar com a expertise do fornecedor, porque ele conta com experiência na área e com as ferramentas certas.

Entretanto, antes de aplicar o método BPO na gestão de frete, é preciso entender as necessidades da operação logística. Atualmente, existe alternativa de terceirização para todas as principais atividades atreladas ao transporte. A maioria dos prestadores de serviço oferece também a tecnologia, então o ganho em eficiência e inteligência é significativo. Assim, para decidir como e em quê aplicar o BPO na gestão de frete, faz-se necessário entender quais os processos da logística e qual o nível da performance de cada um. 

Dentre as atividades que costumam contar com apoio de BPO na gestão de frete, as principais são a cotação de fretes, o monitoramento de entregas e a auditoria de frete. Porém, outros processos podem ser incluídos nessa estratégia, tais como:

  • > Cálculos de frete;
  • > Planejamento de demandas para otimização do veículo;
  • > Faturamento e emissão de documentação;
  • > Gestão de despacho;
  • > Avaliação das transportadoras.

Independente do processo a ser terceirizado, a implantação do BPO deve ser bem planejada para atender as necessidades da empresa. Prestadores de serviço precisam ter compatibilidade com a organização e apostar em um modelo de negócios flexível e adaptável. Além disso, outro ponto importante é a tecnologia correta, já que a ferramenta usada e/ou oferecida pelo fornecedor influencia muito na qualidade do serviço. 

O BPO na gestão de frete ganha mais espaço nas empresas justamente por suas vantagens competitivas. Então, ao contratar o prestador de serviço certo, ganhos na produtividade, na eficiência e assertividade do processo e redução de custos são benefícios confirmados. 
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