O CORONAVÍRUS ATRAPALHA O PLANEJAMENTO LOGÍSTICO?

Não é novidade dizer que a pandemia do coronavírus tomou proporções absurdas e causou grandes impactos em todos os setores mundiais. De fato, ninguém estava esperando sofrer as consequências de um novo vírus e, infelizmente, esse cenário atrapalhou as operações de muitas (senão todas) as empresas. Em meio à uma situação desafiadora como essa, a logística, com certeza não sairia ilesa, certo? Os processos de transportes foram diretamente afetados, afinal, todos os hábitos de consumo que regem as necessidades de transportes foram modificadas. Aliás, as consequências do coronavírus no planejamento logístico dificultou a vida das indústrias e transportadoras, porque todos os planos enfrentaram turbulências por causa do vírus.

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Planejamento logístico na pandemia

O planejamento logístico é essencial para garantir que as operações de transporte (incluindo armazenagem, despacho e entrega) sejam realizadas da melhor forma. Assim, esse planejamento se dá na identificação de todas as variáveis que influenciam nas atividades, com o objetivo de evitar problemas ou ineficiências. 

Para os gestores da logística, realizar o planejamento pode criar uma grande vantagem, já que os resultados dessa prática se medem em aumento da excelência e visibilidade operacional, além da melhora nas tomadas de decisão. Ao aplicar o planejamento da maneira correta, é possível notar melhorias nos processos e nas operações logísticas. Entretanto, para total aproveitamento do planejamento, ele deve ser feito da melhor forma e precisa estar integrado com os outros setores importantes na empresa.

O planejamento deve possuir uma abordagem minuciosa, afinal, o objetivo é identificar os aspectos que fazem parte da operação, analisar seu desenvolvimento e aplicar as melhorias que podem ser aplicadas. 

Toda essa organização é resultado de projeções e análises profundas e, dentro de situações críticas, as mudanças repentinas atrapalham o planejamento de forma geral. A pandemia do novo coronavírus impactou diretamente o planejamento logístico, pois uma crise mundial se instaurou e forçou uma reconfiguração dos processos.

Tecnologia como aliada

Estamos no primeiro mês da pandemia e muitas mudanças e consequências já apareceram. As empresas, seja qual for o setor, estão sendo provocadas por um mercado afunilado e competitivo, em um cenário ainda mais preocupante. Para que seja possível refazer o planejamento logístico o mais rápido e de forma assertiva, as empresas têm apostado em tecnologia. Mais uma vez, soluções tecnológicas se mostram grandes aliadas da logística e possibilitam uma melhor performance, mesmo em tempos de crise.

A estrela da logística é o TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte), uma ferramenta que integra todas as atividades e apoia os gestores nas tomadas de decisão, além de automatizar diversas rotinas. 

conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você