A auditoria dos pagamentos dos fretes se destaca como uma estratégia que diminui os erros em cálculos permitindo que os custos envolvidos sejam devidamente avaliados A logística está presente em indústrias dos mais variados setores ou porte. Seu potencial estratégico tem dado aos gestores de frete papel de protagonista na obtenção maior competitividade e otimização dos processos. Progredir na entrega desses indicadores e, consequentemente, na obtenção de lucro é um desafio que exige um conjunto de esforços com potencial de transformar a gestão logística com viés voltado aos resultados.
Afinal, o que é auditoria de fretes?
De forma resumida, a auditoria dos pagamentos dos fretes é a conferência das faturas enviadas pelos transportadores a fim de identificar divergências nos valores combinados. Essa prática tem ganhado evidência por contribuir com a melhorias que ampliam a visibilidade operacional.
Auditoria de fretes na gestão de valor
Conferir o frete apenas na fatura pode acarretar em erros graves no controle das cobranças. Esta demanda tem justificado o aumento dos serviços de outsourcing na gestão dos fretes, já que ideias inovadoras tem contribuído muito para este complexo mercado. Aqui na Everlog, por exemplo, nosso time é composto por profissionais com experiência na análise, monitoria e ação proativa nos conflitos e falhas existentes em cada etapa do processo de auditoria.
Por que não aguardar fatura?
Por envolver instituições bancárias, a correção de erros em faturas costuma ser mais trabalhosa. Em algumas transportadoras, em caso de erros com frete, não é possível o valor. O que também toma tempo do embarcador, é emitir a Nota de Anulação de Frete para realizar anulação do Conhecimento. Todos esses processos desgastam o gestor de fretes, lhe impedindo de atuar no core business do seu negócio.
Benefício
Sabemos que o ambiente competitivo nas indústrias exige a construção de um modelo capaz de trazer benefícios. Portanto, a triangulação entre pessoas, processos e tecnologia ganha força, resultando em ganhos.
Deixe um comentário