CRESCE A DEMANDA POR TRANSPORTE DE CARGAS

A chegada repentina da pandemia de Covid-19 trouxe diversos resultados que foram muito desafiadores para o mercado de forma geral. Todos os setores sentiram – e ainda sentem – os impactos da nova realidade. Para o setor logístico não foi diferente, com a quarentena estabelecida e a tensão dos consumidores, a demanda por transporte de cargas caiu, uma vez que as empresas estavam vendendo menos. Assim, os reflexos da pandemia no primeiro semestre de 2020 não foram otimistas para o segmento de transportes, mas o mesmo já está se recuperando. A flexibilização da quarentena e a retomada gradual da economia trouxe esperança para a logística e a demanda por transporte de cargas é crescente. 

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Alta demanda por transporte de cargas

Com a retomada progressiva da economia e do mercado de modo geral, o setor logístico está recuperando os números atingidos pela pandemia no início do ano. Aliás, um fator importante para essa recuperação foi o boom no e-commerce, que favoreceu a movimentação de cargas. O aumento das vendas online favoreceu o transporte de cargas, mas ainda assim, com as indústrias abaladas, a demanda pelo transporte permaneceu baixa. Somente com a recente retomada o setor pôde aliviar o recuo nas demandas.

Segundo dados da NTC&Logística, do Sem Parar (pedágios) e da plataforma FreteBras, a demanda por transporte de cargas está em uma crescente. O aumento de quase 30% na demanda desde julho de 2020 é resultado da recuperação das empresas com a retomada gradual do mercado, empresas vendem mais e transportam mais, consequentemente. As pesquisas ainda apontam quais setores estão em vantagem. O crescimento foi de 23,2% no agronegócio, 32% na construção e 34,7% nos industrializados no período. Ainda, no acumulado de maio e junho, o volume de fretes cresceu 74%.

Enfim, a alta na demanda por transporte de cargas representa uma previsão positiva para a performance da logística. Mesmo com os impactos da pandemia, o setor de transportes demonstrou sua importância como uma das atividades mais essenciais para o país. Entretanto, o aumento desta demanda pode refletir no valor do frete, que em alguns estados está 10% mais caro. Prestar atenção no frete é importante, principalmente às empresas que repassam o frete para os consumidores nos modelos de e-commerce, por exemplo. Afinal, mesmo com a demanda aumentando, há muito o que recuperar dos impactos da pandemia.
conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você