COMO FAZER A COTAÇÃO PARA TRANSPORTE DE CARGA?

Sempre é importante ressaltar a relevância que a área de transportes de uma empresa possui. A logística é um dos principais pilares dentro das indústrias, pois garante a mobilidade do produto. Afinal, sem uma área logística eficiente, o produto não chega em seu consumidor final. Para garantir que o setor de transportes da empresa seja bom o suficiente, os fornecedores precisam ser escolhidos corretamente. Assim, na hora de contratar uma transportadora, a cotação do transporte deve ser bem planejada e executada. A fim de garantir a melhor opção para o frete, a cotação necessita levar em consideração diversos fatores importantes que definem qual é o transportador ideal. Pensando nisso, trouxemos algumas considerações sobre como fazer a cotação para transporte de carga. 

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Cotação para transporte de carga

Logo que os produtos estão prontos para saírem da indústria para seu próximo destino, o gestor logístico tem que se preocupar com alguns processos importantes. Uma das principais é a contratação de um transportador confiável, porém a escolha deste fornecedor não é tão simples, e muito menos aleatória. 

A fim de encontrar a transportadora ideal, que ofereça um bom custo-benefício e uma parceria interessante, é necessário a realização da cotação para o transporte de carga. Esse processo de cotação busca selecionar as transportadoras mais relevantes para o tipo do frete e entender qual delas é ideal para o serviço. Desta forma, ao realizar a cotação para transporte de carga, as chances da operação ser bem sucedida são maiores. 

Entretanto, antes de entrar em contato e escolher os transportadores, há uma série de aspectos que fazem parte do planejamento do frete. Estes aspectos variam dependendo das características da carga a ser transportada, ou seja, não há exatamente um padrão para o planejamento. Os quesitos comumente levados em consideração são:

  • > Tipo da carga;
  • > Prazo de entrega;
  • > Destino final;
  • > Condições da rota;
  • > Taxas de transporte;
  • > Período de realização da entrega (natal, dia das mães, entre outros).

Após a definição do planejamento e do entendimento de todas as características variantes da carga, a escolha das transportadoras que participarão da cotação (ou BID) para o transporte ficará mais afunilada e assertiva. E, assim que os fornecedores concorrentes sejam selecionados, a continuação do processo de cotação se dá a partir da investigação dos atributos das empresas. Entender os diferenciais e a reputação da transportadora é extremamente importante na hora de “bater o martelo”.

Para facilitar essa atividade, sistemas TMS já contam com um módulo para cotação online que automatiza a análise dos transportadores e das cargas para facilitar a escolha do embarcador. Então, com a tecnologia, a cotação para transporte de carga é simplificada e se torna mais eficiente, uma vez que o gestor da logística possui uma visão centralizada de todos as variáveis relevantes.
conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você