ANTT ESTUDA POSSÍVEL REDUÇÃO NO VALOR DO FRETE

A tabela de frete proposta pela Agência Nacional de Transportes Terrestres em 2020 está valendo desde janeiro deste ano. As definições se atualizam anualmente e são válidas para todas as transações que envolvem o transporte terrestre no território brasileiro. Entretanto, ninguém estava esperando pela pandemia do COVID-19 e pela crise mundial que acompanhou a doença. Muitas mudanças e ações emergenciais tiveram que ser aplicadas para garantir a continuidade da logística e a saúde dos prestadores de serviço e da população. Um compilado com as ações desenvolvidas pela ANTT durante a pandemia já foi divulgado, e agora a Agência estuda a possibilidade da redução no valor do frete.

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Redução no valor do frete

Fontes relacionadas ao setor de transporte de cargas afirmam que os impactos da pandemia devem influenciar o preço do frete e a principal tendência apontada é a diminuição do valor praticado.

Em 16 de janeiro de 2020, a ANTT definiu os valores do piso mínimo do frete, mas, por conta da crise do coronavírus e seus impactos na logística, a Agência Nacional de Transportes Terrestres está considerando uma redução no valor do frete. Assim, nesta quinta-feira (30 de abril), a ANTT abrirá uma consulta pública para receber propostas sobre o cálculo do frete.

A mudança no valor do frete é uma possibilidade que ainda não foi confirmada, mas já causou revolta nos caminhoneiros. Wanderlei Alves, um dos líderes da greve dos caminhoneiros de 2018, se manifestou contra essa atitude. Afinal, a demanda por transporte diminuiu  por conta da crise do coronavírus e isso atrelado à redução do valor do frete preocupa os caminhoneiros. 

Vale lembrar que, também por causa da pandemia, o STF adiou os julgamentos de ações contra a tabela de frete. As audiências buscam chegar a um acordo entre caminhoneiros, que reclamam do descumprimento do piso mínimo, e embarcadores, que dizem que a tabela encarece o frete.
conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você