PRINCIPAIS VARIÁVEIS NA COMPOSIÇÃO DO VALOR DO FRETE

Para quem está alheio a esse processo, a definição do valor do frete pode parecer simples. Afinal, é só checar a tabela de frete, certo? Na verdade, há muitos aspectos para serem levados em consideração no processo que determina o preço do transporte. E, para que as negociações sejam sempre eficientes, os gestores devem estar familiarizados com as principais variáveis que compõem o valor do frete. Tais condições envolvidas na precificação podem se aplicar dependendo do formato da operação. Portanto, realizar um planejamento que envolva o mapeamento das variáveis é essencial. 

ebook coronavirus na logistica

Composição do valor do frete

Para estipular o valor do frete, diversos aspectos e questões sobre a operação de transporte devem ser levadas em consideração. Algumas variáveis envolvidas na composição do valor do frete são: tipos de frete das transportadoras, tipos de carga, taxas e tributos, entre outros. Dessa forma, o cálculo do frete se torna complexo, porque envolve tantos fatores. Então, saber como esse valor é composto é essencial para entender o processo de composição do preço final. Enfim, algumas das principais variáveis que precisam ser mapeadas são:

Tipos de frete das transportadoras

  1. Frete direto

Conhecido também como frete normal, é a forma mais comum de envio. A empresa contratante e a transportadora realizam o processo entre si, e a mercadoria retirada no remetente encaminha-se diretamente para o destino final.

  1. Frete por subcontratação

Nesse modelo de terceirização, a transportadora repassa o frete a outras empresas e fica responsável apenas por gerenciar a logística desse processo.

  1. Frete por redespacho

O redespacho é semelhante ao modelo de subcontratação, porém, antes de repassar a carga para a transportadora terceira, é feita a retirada do volume na empresa contratante.

Tipos de carga

  1. Carga fechada

Conhecida popularmente como lotação, a carga fechada tem um alto volume e, por isso, ocupa todo o espaço do caminhão. 

  1. Carga fracionada

A carga fracionada se trata do transporte de pequenas quantidades de mercadorias variadas a um número também variado de destinatários. 

Outras variáveis 

As taxas de transporte também são outro tipo de variável que compõem o valor do frete. Essas tarifas compreendem aspectos da operação de entrega e se adaptam a cada situação da carga. Assim, para entender as variações e acompanhar a composição do valor do frete de forma assertiva, os gestores de logística precisam conhecer as taxas de transporte e como elas se aplicam em determinadas situações. Enfim, conheça as cinco principais: 

  • > Gerenciamento de Risco e Segurança (GRIS)
  • > Frete Valor
  • > Cubagem
  • > Frete Peso
  • > Pedágios

conheca-a-everlog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você