COMO É COMPOSTO O VALOR DO FRETE?

Algumas variáveis envolvidas na composição do valor do frete são: tipos de frete das transportadoras, tipos de carga, taxas e tributos, entre outros. Justamente por envolver tantos fatores, o cálculo do frete se torna uma tarefa extremamente complexa. Portanto, saber como esse valor é composto é essencial para entender o processo de composição do preço final! Aprofunde um pouco mais seus conhecimentos nos tópicos abaixo: 

Tipos de frete das transportadoras

O tipo de frete a ser utilizado é definido por algumas informações como rota, qual é o produto, prazo final, entre outros. Esses dados básicos são os que ajudam a decidir em qual das modalidades a entrega se encaixa. Os tipos mais populares são: 

  1. Frete direto

Identificado também como frete normal, é a forma mais comum de envio. Todo o processo  é realizado entre a empresa contratante e a transportadora, e a mercadoria que é retirada no remetente é encaminhada diretamente para o destino final.

  1. Frete por subcontratação

Assim, nesse modelo de terceirização, a transportadora repassa o frete a outras empresas e fica responsável apenas por gerenciar a logística desse processo.

  1. Frete por redespacho

O redespacho é semelhante ao modelo de subcontratação, com a diferença de que antes de repassar a carga para a transportadora terceira, é feita a retirada do volume na empresa contratante.

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Tipos de carga

É certamente um dos fatores mais importantes, pois o tipo de carga define a quantidade de espaço que será utilizado no veículo. 

  1. Carga fechada

Conhecida popularmente como lotação, a carga fechada tem um alto volume e, por isso, ocupa todo o espaço do caminhão. 

  1. Carga fracionada

A carga fracionada se trata do transporte de pequenas quantidades de mercadorias variadas a um número também variado de destinatários. 

Modalidades de frete (FOB e CIF)

Explicaremos as diferenças de duas modalidades principais: Frete FOB e CIF. As siglas (em inglês) são usadas para definir a responsabilidade pela contratação dos serviços.

  1. Frete FOB

A modalidade FOB (Free On Board), ou “livre a bordo” significa que a responsabilidade do vendedor para com a carga termina no ato do despacho. Portanto, todos os riscos são então assumidos pelo comprador. O que é frete CIF?

  1. Frete CIF 

(Cost, Insurance and Freight) ou Custo, Seguro e Frete, é a modalidade onde os custos operacionais, e toda a responsabilidade do transporte fica por conta do fornecedor. Ou seja, o emitente é o único responsável pelo frete.

Assim, agora que entendeu como é composto o valor do frete, profunde seus conhecimentos de FOB e CIF nesse texto!

Conheça a Everlog!

conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você