TRANSFORMAÇÃO DIGITAL AJUDA A LOGÍSTICA DAS INDÚSTRIAS

Aumentar a eficiência das operações é uma necessidade gritante na situação que estamos vivendo. Empresas analógicas, evidentemente, perdem espaço e competitividade durante crises como a do coronavírus e processos defasados podem culminar em resultados desastrosos. A ineficiência logística está presente na maioria das indústrias brasileiras, seja de pequeno, médio ou grande porte. Para combater essa situação, soluções tecnológicas foram idealizadas e aplicadas com o objetivo de facilitar as atividades e trazer melhores resultados. Num momento delicado e desafiador, as demandas se moldam às necessidades e empresas que já passaram pela transformação digital na logística saem na frente, já que são capazes de adaptar suas atividades para contornar crises de todo tipo.

Transformação digital na logística pode ajudar

O termo “logística 4.0” define uma tendência no setor logístico, os aspectos desta concepção demonstram conectividade, troca de dados e velocidade na informação. O conceito da era tecnológica dentro do setor logístico é, justamente, usar de soluções inovadoras para reduzir custos e aumentar a eficiência.

Com essa onda de inovação, a transformação digital na logística caminha para um cenário de maior qualidade nas atividades que envolvem a movimentação de produtos. As mudanças da era digital não se restringem ao uso de ferramentas facilitadoras, mas abrange uma transformação cultural. Hoje em dia, a mentalidade dos gestores deixou de ser fechada para alternativas desconhecidas, isso se comprova ao identificarmos quantas empresas tradicionais utilizam novo métodos, tudo em nome da melhoria contínua.

A digitalização da logística não é novidade, há algum tempo já é aderida por várias empresas, porém não são todas que conhecem as facilidades de uma operação automatizada. Logo, grande parte das indústrias não fazem uso de soluções tecnológicas para otimizar suas operações, ou seja, estão mais longe do controle operacional e menos competitivas. 

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Tecnologia na logística

A transformação digital na logística redefiniu o formato de muitas operações. Atividades foram reformuladas e, por serem contempladas com uma solução automatizada, adquiriram mais excelência. Então, diversas tarefas agora são desenvolvidas de maneira 100% digital e isso agrega menos erros (humanos) e mais agilidade, qualidade e efetividade. 

Cotação de transportes

A cotação de transportes na era digital, além de ser mais eficiente, é mais simples. Soluções para contratação de fretes tem o propósito de acabar com a burocracia de uma vez por todas. Plataformas para a cotação online integram o transportador que oferta um transporte e o embarcador que busca um fornecedor. Sem excessivas ligações e trocas de e-mails.

Monitoramento de entregas

A gestão de entregas foi uma das atividade que mais se transformou na era da tecnologia na logística. Soluções para o monitoramento de entregas são capazes de reunir e integrar todas as informações sobre a carga, tudo em tempo real. Assim, os gestores retém o máximo de informações e estão no controle da operação.

Gestão do pagamento de frete

Os pagamentos dos fretes contratados podem apresentar algumas divergências que custam caro ao embarcador. Entretanto, com a auditoria de pagamentos automatizada, softwares especiais realizam a conferência dos pagamentos e eliminam os erros. 
conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você