A prioridade das operações, em todos os setores, é ganhar produtividade e enxugar custos. Esses são critérios que validam a eficiência de uma operação e são decisivos para determinar o grau de competitividade da empresa. No ambiente logístico, muitas ferramentas e soluções foram pensadas para contemplar esse propósito. Uma das tecnologias idealizadas e desenvolvidas para facilitar a vida de gestor da logística e amenizar a conta-frete foi a roteirização de entregas.
O que é a roteirização de entregas
Todas as decisões de uma empresa precisam ser muito bem pensadas, para evitar dores de cabeça no futuro. O planejamento é a palavra-chave para o sucesso das atividades, principalmente na logística. Um ambiente como a área de transportes é bastante conturbado, muitas coisas acontecem ao mesmo tempo e necessitam de atenção total. Sempre reforçamos que a tecnologia é uma grande aliada dos gestores da logística, pois ela permitiu a criação de soluções importantes.
A roteirização de entregas é uma solução popular no universo dos transportes atualmente e vem ganhando cada vez mais visibilidade, porque seu uso apresenta resultados interessantes. Mas, afinal, em que consiste a roteirização?
Essa prática se trata, basicamente, do planejamento das rotas que serão utilizadas na realização do transporte. Antes de despachar o caminhão em um percurso aleatório, o certo é pesquisar e entender qual a melhor rota. O responsável pelo transporte precisa planejar o caminho mais assertivo para enviar a carga e, para isso, alguns critérios tem que ser levados em consideração.
Para tornar a entrega mais eficiente, é necessário encontrar a melhor rota pensando estrategicamente em fatores que influenciam no sucesso (ou fracasso) da operação. Então, a atividade de roteirização é responsável por prever e adequar esses fatores ao serviço do frete. Os principais fatores são:
- > Prazo da entrega
- > Gasto de combustível
- > Área de risco
- > Gestão de pneus
- > Capacidade do veículo
- > Cuidados com a carga
Para garantir a otimização completa da rota, a roteirização precisa ser feita de forma impecável. E, para garantir a roteirização perfeita, a tecnologia mais uma vez traz a solução. Softwares TMS que possuem roteirizadores já existem no mercado e são valiosos para as empresas.
Benefícios da roteirização
De antemão, definimos a importância da roteirização para as operações logísticas de transporte, pois ela agrega valor em competitividade para as empresas. Uma empresa que consegue realizar entregas eficientemente e ainda economizar custos logísticos é, claramente, uma empresa mais competitiva diante ao mercado.
Os benefícios trazidos pela roteirização são inúmeros e se destacam por serem notáveis no resultado final. Enfim, essa atividade vem conquistando seu espaço e provando seus benefícios:
Redução de Custos
Não tem como mensurar melhor a eficácia de uma atividade se não com a redução de custos que ela gera. O processo de roteirização traz redução de custos, pois ele estuda as possibilidades e escolhe a opção mais rentável antes da entrega. Sendo assim, pode-se prever qual opção seria mais cara e escolher a com melhor custo-benefício.
Ganho de Eficiência nas Entregas
Já que várias opções de rota são analisadas simultaneamente, a melhor delas será escolhida e aplicada. E, como a roteirização se preocupa com fatores relevantes, a eficiência das entregas é aprimorada, visto que será escolhida a rota mais rápida, que oferece mais segurança à carga, que usa o veículo correto, etc.
Estimula o Planejamento
Concordamos que o planejamento é o segredo para o sucesso das operações, logísticas ou não. Um setor que não tem planejamento, toma decisões erradas e acaba gerando incontáveis prejuízos para a empresa, em geral.
Deixe um comentário