Uma das piores coisas que pode acontecer em um processo de entrega de mercadorias é o extravio da mesma. A insatisfação do cliente com uma carga danificada pode arruinar a reputação da empresa. Independentemente da sua indústria, o frete danificado pode ser uma grande dor de cabeça.
Portanto, no texto de hoje vamos expor as maneiras que a carga danificada pode prejudicar seriamente o desempenho de vendas do negócio, e como reduzir esses danos.
Como a carga danificada afeta um negócio:
Existem várias maneiras de a mercadoria ser danificada ao fazer sua jornada até o destino final, que é o consumidor.
Algumas das principais causas de danos no transporte são acidentes na estrada, direção agressiva, embalagem inadequada, frete carregado incorretamente, entre outros. Às vezes, isso está relacionado diretamente a negligência com a mercadoria.
No entanto, no final, esses problemas geram os mesmos resultados: perda de reputação e lucro!
Instabilidade no negócio
Quando o frete está sendo entregue a um cliente, ele espera que ele chegue intacto, no prazo e nas condições certas. É irrelevante para o cliente que o frete possa ter sido danificado no transporte por um serviço de entrega diferente. Alguém é culpado, e no calor do momento, eles vão olhar para o suspeito mais provável ou até mesmo a primeira pessoa que eles entraram em contato.
No final, a empresa que forneceu as informações de compra e entrega é a parte responsável aos olhos da maioria dos clientes, e a melhor maneira que os consumidores podem retaliar é simplesmente deixar de apoiar as empresas que não cumpram seus padrões. Isso pode levar a perda de negócios ou a clientes que optam por trabalhar com seus concorrentes.
Prejuízo com estornos
Na maioria dos casos, quando o cliente registra uma reclamação de mercadoria danificada, ele é compensado por um valor estimado dos produtos. É solicitada ou a troca do produto, ou estorno do valor e devolução do produto.
Esse preço provavelmente incluirá as matérias-primas, o custo de fabricação e, em alguns casos, um valor de atacado. Em situações mais drásticas, como quando os bens estão além do reparo, eles devem ser destruídos.
No final, você perderá dinheiro devido à necessidade de destruir produtos danificados, bem como compensar o cliente monetariamente caso eles optem por um reembolso.
Dicas para reduzir danos de entrega:
Danos causados por frete podem facilmente fazer ou quebrar um negócio. Isso é especialmente verdadeiro para as empresas em crescimento que simplesmente não podem se dar ao luxo de corrigir um problema tão grande.
Aqui estão algumas dicas básicas, mas altamente eficazes que você pode colocar em prática imediatamente:
- Use sempre novos materiais de embalagem
- Nunca use embalagens danificadas com danos causados pela água, rasgos ou furos.
- Certifique-se de que todos os pallets são sólidos, sem placas quebradas.
- Use embalagens a vácuo e materiais resistentes para garantir que a carga não se mova enquanto estiver em trânsito.
- Invista em rotulagem de alta qualidade. O posicionamento correto dos rótulos, especialmente aqueles que indicam procedimentos especiais de manuseio, pode reduzir significativamente os danos no frete.
Agora que você já viu dicas sobre como reduzir danos com cargas, entenda definitivamente o que é um TMS aqui!
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