COMO A TECNOLOGIA FAVORECE A REDUÇÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS

Já deixamos bem claro que a redução de custos é uma prioridade para a maioria dos gestores de logística. Entretanto essa redução precisa assegurar a qualidade da operação, afinal, não adianta economizar dinheiro e perder excelência. Para garantir que as atividades logísticas continuem com alto nível de qualidade, soluções tecnológicas são grandes aliadas. A tecnologia se tornou essencial e favoreceu muito a redução de custos logísticos.

Importância da redução de custos logística 

O setor logístico, claramente é um setor que movimenta muito dinheiro. O fluxo de transportes, dependendo da empresa, é contínuo e as contratações não param. Estima-se que, por ano, as indústrias brasileira gastam mais de 342 bilhões de reais com logística e transportes. Os custos logísticos, por outro lado, não se caracterizam apenas por valor do frete. A composição desses custos é variada e divide-se em taxas e contratação de ferramentas e fornecedores.

Dos 342 bilhões de reais gastos na logística, anualmente a ineficiência dessa logística custa 24 bilhões de reais. É muito dinheiro sendo jogado fora por causa de uma operação que não é inteligente e automatizada.

A redução de custos logísticos é de extrema importância para as empresas, principalmente para empresas que estão perdendo dinheiro. Economizar uma questão de preocupação geral e é sempre reconfortante saber que é possível gastar menos sem comprometer a qualidade do serviço.

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Tecnologia para redução de custos logísticos

Salientamos a importância da redução de custos num universo que perde dinheiro por culpa de ineficiência. Então, desenvolver estratégias que contemplem esse propósito é a prioridade para os gestores, que precisam prestar contas no fim do mês. 

Para a sorte dos responsáveis pela logística das indústrias, inúmeras soluções estão gerando exatamente esse resultados: menos custos, mais eficiência. Ferramentas tecnológicas que foram idealizadas e aplicadas para simplificar a logística das indústrias já são uma realidade comprovada.

A redução de custos logísticos se dá pelo uso de ferramentas  inteligentes que automatizam processos burocráticos e passíveis de erro. Assim, é uma situação que só traz ganhos, economia de dinheiro e aumento de produtividade e qualidade. Um grande exemplo desse cenário, em que a tecnologia foi responsável por reduzir custos e agregar benefícios, é a auditoria de fretes automatizada. 

A auditoria de fretes é uma atividade que consiste em avaliar os preços cobrados pelas transportadoras, para identificar possíveis divergências. Para realizar essa tarefa manualmente, são necessárias muitas pessoas, tempo e esforço, uma vez que o volume de notas é gigantes. Todavia, a tecnologia TMS é capaz de auditar os fretes automaticamente e identificar as divergências. Sendo assim, o valor pago indevidamente é recuperado e o processo de auditoria ganha potência. 

A tecnologia não traz apenas o benefício da redução de custos logísticos, ela é responsável por incontáveis melhorias no setor de transporte e merece reconhecimento. Soluções como o TMS estão presentes em várias atividades logísticas que antes eram realizadas de forma não eficaz ou nem eram realizadas. Algumas delas são:

  • > Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS);
  • > Aplicativos para Monitoramento de Entregas;
  • > Roteirizador de Entregas;
  • > Cotação de Fretes Online.

conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você