COMO TER REDUÇÃO DE CUSTOS COM TRANSPORTE

O setor de logística é um dos que mais consome lucros no Brasil. Anualmente, gestores gastam em média 12% das despesas gerais da empresa somente em processos logísticos, especialmente na área de transportes. Portanto, buscar a redução de custos de transporte se tornou uma urgência no cenário do mercado brasileiro. Mas, como fazer isso?

No texto de hoje, falaremos sobre como obter redução de custos de transporte. 

Quais são os principais custos com transportes?

Para reduzir custos, é necessário inicialmente entender quais são eles. Nesse texto nos aprofundamos um pouco mais, mas citaremos abaixo alguns dos principais gastos que podem ser modificados para redução de custos de transporte: 

  • Frota de caminhões

Esse é um custo praticamente inevitável para quem realiza transporte de cargas. Manutenção dos caminhões, revisão, trocas de veículo, eventuais batidas que ocasionam gastos com mecânicos e peças novas,licenciamento, entre outros. 

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

  • Impostos e taxas

A regulamentação do transporte de cargas também gera custos para o embarcador. Custos como o GRIS (Gerenciamento de Riscos e Roubos), relacionados a segurança da carga, cadastros no RNTRC, seguros, pedágio, entre outros. 

  • Reentregas

A devolução de uma remessa de mercadorias para seu centro de distribuição, sem a entrega ter sido completada é um dos maiores pesadelos de um embarcador. Todos os gastos duplicam, pois uma nova viagem deverá ser feita, além de gerar uma enorme insatisfação no cliente final.

  • Erros nas cobranças de frete

Esse é um gasto ‘invisível’ aos embarcadores, mas que causa danos devastadores. Nesse cenário, a cobrança indevida dos valores das faturas de frete causam um prejuízo de até R$ 3 bilhões ao ano para as indústrias. 

Como obter a redução de custos com transporte?

Agora, algumas dicas para realizar a redução de custos de transporte:

  • Automatize seus processos

Confiar processos complexos a tecnologia de ponta é uma das atitudes mais prudentes a se tomar. Principalmente com a onda de inovação que a Logística 4.0 trouxe para o mercado brasileiro, é importante modernizar os procedimentos internos da empresa para não ficar para trás em relação aos concorrentes. 

  • Tenha indicadores de desempenho

Monitorar e coletar dados é essencial para obter uma significativa redução de custos de transporte. Por meio deles, o gestor consegue entender onde estão os principais gargalos de gastos e quais são os setores que mais necessitam de melhorias. Sistemas como o TMS são desenhados especialmente para armazenar tais dados de forma precisa e eficiente. Alguns dos principais indicadores são:

  • >Entrega por cliente;
  • >Extravios;
  • >Rota;
  • >Reentregas.
  • >Devoluções;
  • >Avarias;
  • Tenha transportadoras de confiança

Escolher transportadores que possuem uma boa reputação é essencial, pois muitas vezes embarcadores focam somente no baixo preço do frete negociado, e o barato acaba saindo caro. Fazer um bom BID de fretes e saber negociar é fundamental para uma escolha assertiva. Considerando altos volumes de despachos diários, torna-se usual contratar as transportadoras para despachar cada um dos pedidos a serem entregues. Muitas das indústrias possuem volume de fretes tão expressivos que suportam coletas diárias que dispensam a emissão de ordens de coletas.

As transportadoras já possuem demanda garantida e lotam os pátios da expedição destas empresas. Em alguns casos, pedidos de um mesmo cliente são despachados no mesmo dia através de transportadoras diferentes.

Você já pensou em ter um sistema que pudesse contribuir com o dimensionamento de cargas para destinos próximos, calculando a capacidade dos tipos de veículos e, assim, apresentando alternativas financeiras para a contratação de fretes fechados ao invés de fracionados?

Ao ler este questionamento, você pode até concluir que a sua empresa já faz essas análises. Entretanto, vale a pena avaliar se elas são feitas de forma estruturada ou apenas através do ‘feeling’ dos profissionais da área de logística.

Sendo assim, estruturar estas análises ao processo diário da empresa garante a redução de custos de transporte.

conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você