POR QUE ADOTAR UMA LOGÍSTICA INTEGRADA?

Entender a complexidade da área logística de uma empresa é o primeiro passo para tornar toda a operação mais eficiente. A importância da logística é tão grande quanto as demandas dentro das atividades deste setor. Logo, otimizar as tarefas é essencial para que a operação em geral seja mais assertiva e, consequentemente, para que a empresa ganhe mais competitividade. Para aprimorar as atividades do setor e garantir mais eficiência, contar com uma logística integrada e tecnológica faz a diferença. Aliás, a tecnologia é uma grande parceira da logística atualmente e é muito difícil encontrar a logística desvinculada da área de TI nas empresas. Soluções inteligentes permitem melhores integrações, mas por que adotar uma logística integrada?

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Logística integrada

Realizar integrações no setor logístico é uma prática que, cada vez mais, ganha espaço nas operações das empresas. Afinal, ao integrar os sistemas e tornar as atividades automatizadas e mais acessíveis, o gestor garante mais visibilidade e controle sobre os processos. Tais pontos são extremamente positivos e se traduzem em ainda mais benefícios. Assim, uma logística integrada que se apoia em tecnologia possui processos mais rápidos, aumenta a satisfação do cliente, colabora para a redução de custos etc. 

Há diversas formas de realizar integração entre os sistemas, as principais são via banco de dados, via dados eletrônicos e via API. Entretanto, o sucesso de cada um dos formatos dependem da estrutura da empresa. Em linhas gerais, a integração via API é uma das soluções mais assertivas e confiáveis, pois garante a segurança no intercâmbio dos dados. API significa Interface de Programação de Aplicativo, do inglês “Application Programming Interface”.

Então, para assegurar que a integração seja bem estruturada, é preciso prestar atenção em alguns aspectos importantes. Algumas ações principais auxiliam na segurança para que as demandas de uma logística integrada sejam contempladas. Na hora de estruturar os sistemas a serem integrados, a customização é um diferencial importante, já que dará mais liberdade para o fluxo de processos. Além disso, um sistema pensado para as atividades da empresa garantem que toda a inteligência da ferramenta é focada nas operações. 

Seja qual for o método de integração, buscar soluções pensadas para facilitar as operações do dia-a-dia utilizando tecnologia de ponta é a melhor escolha. Enfim, é de extrema importância apoiar a logística na tecnologia, por isso a grande parceria entre TI e logística é tão proveitosa. Adotar uma logística integrada traz diversos benefícios e garante uma operação automatizada, inteligente, eficaz e muito mais eficiente.

conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você