QUAL O PAPEL DA LOGÍSTICA NA GESTÃO DE E-COMMERCE?

Já estamos acostumados a falar sobre a relevância do comércio eletrônico ultimamente. Afinal, esse modelo tem ganhado cada vez mais espaço na experiência das empresas e dos consumidores e merece destaque por seus resultados. Está claro que, no mercado atual, possuir um modelo de e-commerce deixou de ser opcional e passou a ser mandatório para garantir competitividade à empresa. Contudo, a estrutura do e-commerce precisa ser eficiente e a experiência do cliente deve ser o foco. Com certeza, a loja virtual é muito importante, mas para um comércio eletrônico inteligente, há muito mais aspectos que merecem atenção. Em geral, a gestão de e-commerce envolve vários pontos essenciais para o sucesso dessa operação e a logística tem papel necessário nessa estrutura.

ebook coronavirus na logistica

Logística na gestão de e-commerce

A gestão de e-commerce é a atividade que abrange todos os processos necessários para fazer o comércio digital funcionar. Essa gestão tem o objetivo de assegurar que todas as atividades estejam operando com a melhor qualidade e entregando os melhores resultados. Inclusive, trabalhar com e-commerce envolve diversos aspectos essenciais para que a operação funcione de maneira assertiva e eficiente. Algumas questões envolvidas na estrutura do e-commerce são:

  • > Site e hospedagem
  • > Check-out e formas de pagamento
  • > Controle de produtos e estoque
  • > Cotação de frete 
  • > Processo de roteirização e transporte
  • > Atualizações para o cliente
  • > Suporte online

Assim, a logística cumpre um grande papel dentro das atividades incluídas na gestão de e-commerce. O bom desempenho do comércio eletrônico está diretamente atrelado ao sucesso da logística da operação. Portanto, a logística requer uma estrutura consistente e arrojada que garanta bons resultados para os indicadores da gestão de e-commerce. 

Não é novidade que a tecnologia aplicada à logística traz benefícios significativos para a operação, e na questão do comércio eletrônico não é diferente. Soluções inovadoras e inteligentes cumprem seu papel também na logística do e-commerce. A utilização do software TMS para a gestão do e-commerce já é bastante disseminada entre as empresas, ainda mais com a constante crescente desse formato. A tecnologia simplifica, centraliza e automatiza os processos e torna a logística mais eficiente e preparada para um mercado movimentado.

Enfim, o papel da logística da gestão de e-commerce é essencial e precisa de atenção especial, porque a qualidade da operação logística influencia diretamente na performance do e-commerce de forma geral. Investir em tecnologia de ponta e estruturar processos inteligentes e confiar em profissionais capacitados é a fórmula certa para uma gestão de e-commerce eficiente.
conheca-a-everlog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você