É impossível negar que as compras pela internet conquistaram os consumidores, principalmente durante o cenário da pandemia. As vendas online aumentaram mais de 100% durante o mês de agosto e o crescimento dessa tendência digital têm favorecido empresas de diversos segmentos. Com a onda de digitalização e a importância do e-commerce comprovada, oferecer o melhor serviço na loja virtual é a prioridade das empresas que entenderam o potencial desse formato. Entretanto, a estrutura de um e-commerce é extremamente importante para impulsionar as vendas, já que apenas um site estético não vende sozinho. A logística do e-commerce precisa ser inteligente e eficaz para fornecer a melhor experiência aos clientes, que estão sempre atentos ao preço do frete, principalmente.
Logística do e-commerce e preço do frete
Definitivamente, possuir um formato de comércio eletrônico deixou de ser apenas um diferencial e passou a ser um quesito essencial para garantir mais competitividade. Portanto, investir em uma estrutura completa e inteligente para o e-commerce faz a diferença nesta estratégia.
A logística do e-commerce é um fator importante para que o comércio digital tenha mais vendas, afinal ela garante a mobilidade do produto. Porém, deve-se entender que o consumidor está atento nos termos da logística antes mesmo de confirmar o pedido, inclusive um dos maiores critérios para fechar a compra é o preço do frete. Desta forma, aprimorar a logística do e-commerce e garantir um frete competitivo pode ter grande efeito no faturamento da empresa.
Algumas questões são essenciais para estabelecer o preço do frete de forma justa e, ainda assim, atraente para o consumidor. A fim de oferecer um valor justo, é preciso entender que os critérios para o preço do frete variam conforme as especificações do produto. Assim, levar em conta o tamanho do pacote, o valor do produto, a localização e a rota, entre outros, é importante para definir um preço ideal, que normalmente representa até 25% do valor do produto.
Além da definição do preço do frete, outras estratégias sobre essa taxa podem ser exploradas para incentivar a compra. Oferecer melhores condições de compra nas modalidades de cross-sell (ou venda cruzada), pode aumentar o interesse, já que o valor do frete será compensado no produto extra.
Ainda, buscar mais opções de transportadoras pode fazer a diferença do preço do frete. Assim, cabe aos gestores de logística do e-commerce encontrar a transportadora com maior custo-benefício. Soluções que facilitam a cotação do frete, por exemplo, são boas opções para encontrar um valor que torne o frete mais competitivo e ajude na hora de fechar mais vendas.
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