LOGÍSTICA 4.0 PARA INDÚSTRIAS AINDA É RELEVANTE?

Na era da tecnologia, os processos e ferramentas estão em constante evolução, buscando sempre se aprimorar para alcançar melhores resultados. E em meio a transformação digital incessante, as organizações precisam se adaptar a fim de se manter firme no mercado. O conceito de sociedade 4.0 define as práticas que foram otimizadas a partir de recursos tecnológicos. E, durante essa onda, a logística 4.0 também segue a mesma essência, o uso de soluções e ferramentas inteligentes que permitem processos otimizados. Entretanto, com as contínuas mudanças e transformações da sociedade e do mercado, consequentemente, a logística 4.0 para indústrias ainda é relevante?

Logística 4.0 para indústrias

Em um mundo regido pelas tendências tecnológicas, é importante que as empresas compreendam e se adaptem a tais novidades. Afinal, a evolução é uma das chaves para se destacar num mercado que está cada vez mais competitivo. As práticas que determinam o funcionamento da logística 4.0 para indústrias são diversas, mas o quesito em comum é usar tecnologia para otimizar processos. Assim, para estar dentro da logística 4.0, necessita-se entender como tornar a operação mais inteligente e quais as soluções ideais. 

Investir em tecnologia para alcançar melhores resultados na logística não é algo novo, há alguns anos a transformação digital do setor tem trazido melhorias significativas. Aliás, as vantagens agregadas por esse movimento da logística 4.0 são inúmeras e, por isso, sua adesão é justificada. Alguns dos principais benefícios podem ser destacados: 

  • > Automatização de processos
  • > Visibilidade e controle operacional
  • > Informação em tempo real
  • > Redução de custos
  • > Minimização de erros
  • > Mais eficiência
  • > Maior satisfação do cliente

Entretanto, com a constante evolução, já há indícios que a sociedade 5.0 está mais presente do que nunca. E, se a concepção do “4.0” era basear as operações em tecnologia com o objetivo de automatizar os processos, nessa evolução a tecnologia funciona como a inteligência que os torna mais eficientes e assertivos. Utilizando conceitos de Inteligência Artificial, Big Data e IoT, a logística 5.0 alcança ainda mais produtividade.

Resumindo, embora a logística 4.0 para indústrias ainda traga resultados, existe abertura para mais evolução digital. Investir em tecnologia deixou de ser um diferencial e passou a ser um requisito para empresas que querem se manter competitivas. Portanto, acompanhar mudanças e tendências é essencial.

conheca-a-everlog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você