COMO OBTER INOVAÇÃO LOGÍSTICA EM SUA INDÚSTRIA

A inovação logística é sem dúvidas uma tendência propagada especialmente pela onda de tecnologia advinda da Indústria 4.0. Empresas estão cada vez mais procurando automatizar processos e implantar novas tecnologias em todas as áreas, desde o primeiro contato com o cliente até o último processo de entrega de mercadorias. Essa questão virou um importante fator de competitividade, pois possuir um negócio moderno e inovador virou um diferencial no mercado de acordo com investidores e consumidores, além do potencial de ganhos enorme que tais tecnologias podem proporcionar.

No texto de hoje, falaremos sobre como obter inovação logística em sua indústria. 

Inovação Logística: quais são as etapas para obtê-la?

Existem medidas que qualquer negócio pode tomar para implantar um processo inovador e eficiente na área logística. Veremos alguns agora:

Tenha práticas de Gestão

É essencial que, antes de qualquer investimento em tecnologia, a empresa já tenha processos e práticas de gestão pré-estabelecidos. Isso é essencial para uma apresentação de resultados mais rápida e efetiva, pois de nada adianta investir pesado em aparatos tecnológicos de inovação logística, mas não possuir uma métrica e um ritmo de trabalho bem definidos. As duas coisas precisam caminhar juntas para garantir uma experiência de resultados satisfatória. 

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Invista em tecnologia

Essa é uma etapa fundamental para um processo de inovação logística, porque processo de adquirir novos sistemas e aparelhos não consiste só na compra dos mesmos. Antes, é necessário realizar todo um planejamento, que inclui estudos de mercado (para entender quais tecnologias estão ‘na moda’), análise de ambiente (para entender quais são as reais necessidades da empresa, e investir na tecnologia certa para as demandas certas), dimensionamento de custos (entender o quando a empresa pode investir, se o retorno esperado é de curto, médio, ou longo prazo), avaliar a operação interna (para entender quais são as demandas mais urgentes, quais problemas devem ser resolvidos primeiro), entre outros. 

Existem diversas tecnologias que estão sendo desenvolvidas para o mercado logístico, como o TMS, WMS, Torre de Controle, entre outros. Existem, também, sistemas de gestão que já estão se popularizando em grandes indústrias, como o ERP. Com tantas opções no mercado, é fundamental analisar o macro e o micro ambiente da empresa, para então, escolher bem e investir o dinheiro em sistemas que são realmente necessários para o contexto do negócio. 

Utilize tecnologias de inovação logística mobile e SaaS

Além de escolher bem em qual sistema investir, é necessário entender suas principais funcionalidades, e se ele é prático e adaptável, pois isso é fundamental no cenário de inovação logística. 

Sistemas em SaaS (software as a service) são ideais para todo tipo e tamanho de indústria. Nesse texto discorremos um pouco mais sobre a importância de possuir um TMS em nuvem, e quais são seus principais benefícios. Essa é outra tendência da inovação logística no brasil: ter sistemas que podem ser acessados de qualquer lugar com qualquer dispositivo móvel. Aplicativos de logística também são outra tendência do mercado, um pequeno passo para um processo completamente automatizado e funcional. 

Integre todos os processos

Um sistema de tecnologia logística faz principalmente a integração e centralização de todos os procedimentos internos da empresa. Então, essa parte é extremamente importante para o bom funcionamento entre pessoas, processos e tecnologia. 

Principais benefícios em obter a Inovação Logística

Otimização de resultados 

Um dos principais benefícios é sem dúvida é a otimização de resultados em todos os aspectos, são eles: velocidade de entrega, tempo de produção e armazenamento da mercadoria, aumento de produtividade, entre outros. Nesse caso, tecnologia aliada a expertise humana transforma o ambiente da cadeia logística das indústrias. 

Redução de custos 

Apesar do alto investimento inicial, a inovação logística proporciona uma experiência de redução de custos a médio e longo prazo. Por isso, economias em todos os aspectos e etapas da produção logística são o principal diferencial que importa para os gestores. 

Melhoria contínua

O foco inovador permite que a empresa alcance esse patamar. Sendo assim, é necessário haver um aperfeiçoamento em médio e longo prazos em relação ao método de trabalho, auxiliado pelas tecnologias adquiridas. 
conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você