INDICADORES DE DESEMPENHO NA LOGÍSTICA

Entender a performance da operação é essencial para garantir uma constante excelência no setor, seja ele qual for. O levantamento de KPI’s (Key Performance Indicator), ou Indicador-Chave de Performance, é uma tarefa extremamente importante, uma vez que esses indicadores vão determinar a qualidade da operação. No ambiente logístico não é diferente, o estabelecimento de indicadores de desempenho contribui muito para a gestão de resultados da operação. Aliás, entender a importância dos indicadores de desempenho na logística é imprescindível para gestores que buscam a melhoria contínua no setor de transportes. 

ebook coronavirus na logistica

A importância dos indicadores de desempenho

Dentro de uma operação, principalmente de transportes, todas as tarefas desenvolvidas precisam estar sob controle. A fim de entender o nível dos resultados de tais tarefas, utilizar os indicadores de desempenho na logística é uma ótima opção. Afinal, evoluir as práticas de gestão faz com que os pontos fracos e fortes da área estejam em evidência e sejam aprimorados.

Os indicadores na logística estabelecem-se com o objetivo de aumentar a qualidade e a gestão. Sendo assim, as métricas encontradas nesse processo servem para indicar o quão eficiente a logística da empresa está se saindo. Com certeza saber como anda os níveis de performance do setor é uma informação bastante valiosa, porém é inútil se os esforços não forem utilizados para melhorar as falhas encontradas. Então, usa-se os indicadores não somente para a visibilidade operacional, mas também para o aumento do desempenho. Alguns dos principais indicadores de desempenho na logística são:

  • > Prazo de entrega (OTD)
  • > Ciclo do pedido (OCT)
  • > Retorno sobre o investimento (ROI)
  • > Análise completa (OTIF)

Apostar no uso de indicadores de desempenho na logística é comprovadamente uma prática que pode beneficiar a área de transportes de uma empresa. Afinal, controle sobre as atividades nunca é demais. E embora existam muitos indicadores na logística, aplicar todos em sua operação não é obrigatório. Enfim, o uso dos indicadores é extremamente importante, pois eles garantem a visão sobre os resultados, sejam eles bons ou ruins. A partir dessa gestão de performance, fica fácil decidir as tarefas que precisam de melhoria e as que já são realizadas da forma ideal.
conheca-a-everlog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você