A necessidade de uma corrente de informações concisas, boa comunicação e assertividade nas tomadas de decisões faz parte das rotinas logísticas. No setor de transportes, ter controle sobre as diversas operações que ocorrem simultaneamente, é essencial para ter eficiência e qualidade no serviço. Pensando especificamente na atividade das entregas, uma prática têm se mostrado, de fato, muito importante para o sucesso do monitoramento das entregas, se trata da gestão de ocorrências de transporte.
No texto de hoje, mostraremos a importância da gestão de ocorrências de transporte.
O que é a gestão de ocorrências de transporte?
Na hora de transportar um produto para seu próximo destino, o embarcador que não realiza o monitoramento das entregas, precisa confiar de olhos fechados (literalmente) que o transportador irá entregar a carga nas condições previstas.
No meio do caminho, o produto está sujeito a encarar diversas situações que podem influenciar na efetividade da entrega. Um acidente com o caminhão, um atraso provocado pelo trânsito ou uma taxa extra de reentrega são imprevistos que, sem o monitoramento de entregas, dificultam a vida do embarcador.
Para poder acompanhar, ao vivo, as mudanças de status da carga, o embarcador tem a opção de realizar a gestão de ocorrências de transporte. Essa atividade está atrelada a gestão de entregas em geral, mas ela acontece de uma forma mais específica. Pensando na precisão das informações necessárias para as tomadas de decisão corretas e rápidas, foram desenvolvidas tecnologias para a gestão das ocorrências. Quando o motorista está transportando o produto, ele pode informar o embarcador da situação da entrega através de softwares e aplicativos para monitoramento de entregas. A atualização dessas ocorrências acontece em tempo real, permitindo vários benefícios, tais como:
Comunicação efetiva
Como todas as informações recebidas assim que a ocorrência acontece,a comunicação entre a equipe e o fornecedor melhora automaticamente e, assim, fica bem mais fácil aplicar resoluções assertivas, também em tempo real. Então, as decisões que precisam ser tomadas para resolver as ocorrências, são tomadas rapidamente e da melhor forma, sem perder tempo e/ou produtividade.
Redução de custos
Já que o embarcador recebe informações sobre a situação da carga em tempo real e consegue tomar decisões muito mais assertivas sobre possíveis imprevistos, ele também consegue evitar muitos percalços durante o processo de entrega. Se o gestor acompanha o produto, pode se anteceder a algumas cobranças extras e evitar custos adicionais.
Visibilidade da performance da transportadora
Uma empresa nem sempre acerta na escolha do fornecedor de transporte e por isso é muito importante saber como encontrar a transportadora correta. A gestão de ocorrências permite que o embarcador acompanhe os passos do transporte, sendo assim, ele pode acompanhar também a performance do transportador e concluir se escolheu ou não um bom fornecedor. Baseando-se em indicadores como tempo de entrega, rota otimizada, integridade da carga, entre outros, fica fácil entender a performance através da gestão de ocorrências.
Gestão facilitada
O objetivo da gestão de ocorrências é centralizar todo um controle sobre a operação das entregas em uma visão unificada e simples, que mostre, literalmente, o que está se passando com a carga transportada. Para que isso acontece da forma mais otimizada possível, essas ocorrências são enviadas pelo motorista do transporte, que repassa o status da entrega através de aplicativos para monitoramento de entregas. Sendo assim, a gestão das entregas é facilitada, pois o embarcador consegue visualizar todo o processo.
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