COMO ENCONTRAR A TRANSPORTADORA CORRETA PARA SUA CARGA

O transporte de cargas envolve muitas variáveis que arriscam seu êxito. Uma delas é a escolha de transportadora. Muitas empresas já aplicam o método de BID de fretes para selecionar qual é a melhor, mas existem alguns critérios que se seguidos, garantem a escolha de uma boa transportadora para o transporte de cargas. No texto de hoje, mostraremos como encontrar a transportadora correta para sua carga. 

Como encontrar a transportadora correta?

Na hora de escolher um bom fornecedor, alguns passos devem ser seguidos para evitar problemas no futuro. Com a escolha da melhor transportadora para o seu frete não poderia ser diferente, certo? Aqui estão os principais cuidados que te dirão como encontrar a transportadora correta para seu tipo de carga:

Entenda suas demandas

É importante que o embarcador pense e organize suas principais demandas de transporte, e o que eles esperam de uma boa transportadora (além de preço baixo). Examine e entenda as principais necessidades da empresa e elenque todas, para uma escolha compatível e assertiva. 

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Tenha margens de comparação

Como já citamos anteriormente, o BID de fretes é um método bastante utilizado para escolher uma transportadora. Mas, devido a seu processo demorado e burocrático, se torna inviável para algumas empresas. Portanto, um jeito de obter margens de comparação tanto de valores tanto de qualidade de serviço é buscando referências e cotando fretes com até 5 transportadoras diferentes. Um software de transporte como o TMS faz isso automaticamente, armazenando dados de transportadoras e gerando KPI´S com dados de serviço de cada uma, auxiliando na tomada de decisão. Pedir referências de boas transportadoras a outros gestores também é válido. Procure sempre por prestadores de serviço que possuem uma boa reputação no mercado, isso evita muita dor de cabeça. 

Entenda a composição da frota

Num processo de análise de transportadoras, é necessário ser minucioso. Portanto, outra forma de avaliar o serviço é analisar a composição da frota de caminhões. Qual marca, modelo, ano, estado de conservação, quantidade, entre outros. Quanto mais velha for a frota, mais riscos você correrá de sofrer com atrasos na entrega, pois o risco de acidentes, defeitos nas peças e avarias no veículo é muito maior. 

Veja se a transportadora está regularizada e possui certificações

Estar com os veículos e operações dentro da lei é o básico que se espera de uma transportadora. Portanto, é fundamental checar e confirmar se a mesma está regularizada. Existem algumas certificações importantes como a ISO 9001 e os padrões ANVISA, que servem para garantir um serviço íntegro e de qualidade. 

Invista em tecnologia

A tecnologia é uma das grandes aliadas da Logística, e muitos avanços somente são possíveis devido aos avanços tecnológicos. Estar atento a como a tecnologia da informação pode auxiliar no processo de decisão é um dos fatores que precisam ser abordados pelos gestores logísticos. Por isso, verifique se a transportadora conta com mecanismos que podem tornar o processo de entrega mais fácil e rápido.

Enfim, prefira sempre as transportadoras que investem em tecnologia e oferecem ferramentas digitais.

conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você