A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE FRETES AUTOMATIZADA

Um dos principais gastos dos embarcadores logísticos é sem dúvida as faturas de frete com erros. Essa situação, que muitas vezes torna-se um gargalo invisível de perda de dinheiro, se agrava ano a ano por falta de auditoria qualificada, e é nesse cenário que a gestão de fretes automatizada se faz necessária. 

No teto de hoje, explicaremos a importância de possuir uma gestão de fretes automatizada. 

Importância da gestão de fretes automatizada

Muitas empresas, buscando uma solução econômica e eficiente, automatizam e terceirizam o processo de auditoria de fretes. Esses processos incluem portanto coleta e limpeza de dados, verificação de taxas básicas, verificação de erros e frete duplicado, e confirmação de que todas as cobranças estão corretas e em conformidade com seus contratos e leis tributárias. Essas são algumas etapas do processo de auditoria, que se torna muito mais eficiente com um sistema como o TMS (Transportation Management System) envolvido no circuito. Como já explicitamos em outro texto, ter processos automatizados não é mais um diferencial  e sim uma obrigação de todas as indústrias que querem alcançar uma realidade de resultados e redução de custos.

Processo de pagamento

A tecnologia se torna uma grande aliada em todas as etapas, inclusive nos processos de pagamento de fatura. A gestão de fretes automatizada evita erros graves como pagamentos de faturas em duplicidade, reentregas, valores errados, notas emitidas sem a entrega ter sido concretizada. Essa rapidez para detectar tais erros economiza um tempo considerável para a equipe responsável pela auditoria dos fretes. 

Uma empresa respeitada com uma gestão de fretes automatizada é uma empresa que paga em dia e corretamente. Um estudo mostrou que 54% das transportadoras têm frete a receber em atraso. Essa é uma variável que também prejudica as operações de transporte e a credibilidade da empresa. 

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Resolução de erros com gestão de fretes automatizada

Mesmo a auditoria manual mais meticulosa nunca detectará os erros de faturamento da transportadora que um software de auditoria de frete detecta e elimina. 

Para acompanhar esses dados em tempo real,o embarcador tem  acesso a painéis com atualizações em tempo real em andamento. É importante também manter relacionamentos com várias transportadoras, para que, quando surgir algum problema com as faturas de frete, tudo se resolva da melhor forma possível. 

Análise exata 

Assim, um bom software de auditoria e análise de frete inclui painéis interativos personalizados ​​que oferecem visibilidade total da cadeia de suprimentos. 

Esse módulo auxilia o embarcador a selecionar a transportadora mais econômica, descobrir padrões de cobranças indevidas, comparar e otimizar processos e entender como as despesas estão afetando o custo geral dos produtos vendidos em tempo real – tudo para maximizar a lucratividade.

Principais benefícios de uma Gestão de Fretes Automatizada

  • Analise de cada fatura para confirmar a precisão;
  • Garantia que não haja cobranças ou faturas duplicadas;
  • Manter-se atualizado sobre impostos e taxas
  • Garantir a regularização do frete de acordo com a lei
  • Verificar se todas as cobranças estão corretas
  • Manter registros meticulosos de dados;
  • Negociar os melhores preços de acordo com a tabela com as transportadoras;
  • Pagamento de faturas em dia

Portanto, pode-se observar que uma gestão de fretes automatizada é um investimento extremamente necessário para as empresas que buscam simultaneamente redução de custos e uma operação ágil, eficiente e livre de erros. assim, Aqui na Everlog nós oferecemos diversos módulos de soluções para indústrias. Confira! 

conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você