ENTENDA A CONTRATAÇÃO DE FRETE SPOT

As contratações de fretes, geralmente, são baseadas em contratos anuais com transportadoras específicas. Essas transportadoras determinam sua tabela e todas as demandas de frete se baseiam nela durante o tempo de contrato. Entretanto, nós sabemos quão imprevisível o setor logístico é, e eventualidades podem surgir. Para contemplar a contratação de fretes urgentes, a modalidade de frete SPOT foi criada.

O que é frete SPOT?

É sabido que as empresas fecham contratos longos com as transportadoras que irão prestar todos os serviços de fretes. Tais transportadoras, no momento em que o BID de fretes está sendo realizado, indicam a tabela de fretes que vai ajustar os preços durante o período estipulado. Mas em momentos de eventuais cargas urgentes, o frete SPOT é acionado.

O frete SPOT é um tipo de contratação que cobre serviços de transportes que precisam ser realizados alheios a tabela determinada no contrato. Sendo assim, a contratação SPOT exige uma nova cotação e uma forma de pagamento diferente. Essas diferenças podem soar como fatores dificultadores, porém o SPOT carrega o conceito de velocidade e simplicidade. 

Resumindo, o SPOT é o frete ativado quando há urgência na operação e quando o embarcador precisa que a carga seja entregue o mais rápido possível e o transportador precisa receber imediatamente para cumprir o prazo.

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Como funciona o frete SPOT?

Quando há uma demanda urgente e o frete SPOT precisa ser invocado, o responsável pela logística dentro das indústrias precisa estabelecer suas prioridades. Sua cotação precisa ser rápida e efetiva, para garantir a segurança e o prazo da entrega. Após decidir qual fornecedor transportará a  carga, podendo ser uma das transportadoras contratuais ou não, o embarcador precisa garantir a entrega e realizar o pagamento.

Por se tratar de uma modalidade de frete não muito frequente, o SPOT é um “quebra-galho” da logística de transportes. Essa contratação não é comum e só ocorre em casos de emergência. Portanto, o SPOT é uma prática de sucesso dentro da logística, porque não é muito frequente. Uma vez que essa modalidade é acionada em extrema necessidade e os cuidados acerca dessa modalidade não são tão firmes quanto as contratações de frete comuns. 

Benefícios do SPOT

Cada vez mais, os embarcadores estão cientes da existência do frete SPOT e fazem uso dessa “carta na manga” quando precisam de fretes rápidos em situações de emergência. O frete SPOT traz diversos benefícios em sua prática, alguns deles são:

Contratação rápida

Todo conceito por trás do desse tipo de frete é a velocidade. Tanto como na contratação, como na entrega e no pagamento, o frete SPOT se destaca por ser uma modalidade que garante a rapidez e a efetividade. 

Prazos menores

Como o SPOT é usado para agregar velocidade nos transportes, o prazo da entrega tende a diminuir. Mesmo que haja problemas internos que atrasem a liberação do produto, esse atraso pode ser recuperado com o tal formato.

Satisfação do cliente final

Por se tratar de uma operação que confirma a entrega rápida, o nível de satisfação do cliente que recebe a entrega aumenta. Todos sabemos que nada deixa o consumidor mais satisfeito do que um pacote que chega antes do esperado.
conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você