TMS E WMS: SAIBA QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS

 O ambiente da logística das Indústrias é formado por processos, e para otimizar esses processos, embarcadores contam com a ajuda de sistemas de gestão, desde o estoque até o transporte de cargas. Entre essas tecnologias, se destacam os sistemas TMS e WMS. No texto de hoje, entenderemos quais são as funções e principais diferenças de cada tecnologia. 

WMS

O Warehouse Management System, ou em português, Sistema de Gerenciamento de Armazéns, é uma tecnologia usada principalmente para controlar e organizar estoque. 

O software automatiza as operações que ocorrem nos armazéns, como reduzir custos de armazenagem, melhorar os processos de picking e cross docking, controlar a movimentação de mercadoria dentro do estoque, entre outras funcionalidades. 

Além disso, o WMS diminui o estoque, controlando e otimizando o espaço utilizado dentro do armazém, reduzindo custos e prevendo falhas. 

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

TMS 

O Transportation Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Transporte, é um software utilizado para controlar as operações de transporte das indústrias. É mais ligado a controle de frotas, gestão de fretes, auditoria, rastreamento de entregas, entre outros. O TMS Embarcador trás uma melhoria na qualidade e produtividade em todo o processo de transporte, permitindo um maior controle de toda a operação de forma integrada.

As principais vantagens do TMS são as automatizações de operação, principalmente na parte de documentos de transporte (aprenda mais sobre eles aqui.), além do aumento de controle, visibilidade e redução de custos. Dentro do sistema é possível fazer o controle de canhotos, gestão de entregas e ocorrências, roteirização, entre outras funções. 

Principais diferenças 

A principal diferença entre os dois sistemas (TMS e WMS) encontra-se em suas funcionalidades dentro da cadeia logística. O WMS é desenhado para otimizar processos que ocorrem no âmbito dos armazéns e estoques, enquanto o TMS gerencia operações relacionadas a transporte de cargas, recebimento e conferência de faturas, rastreamento de cargas, entre outros. 

Para um processo automatizado e eficiente, o ideal é construir uma logística integrada, onde os dois sistemas trabalham juntos para garantir bons resultados para a empresa. Diminuir custos e ter informações na palma da mão são dois fatores que simbolizam um forte diferencial competitivo no mercado brasileiro. 

Conheça a Everlog!

conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você