DICAS PARA ENCONTRAR A TRANSPORTADORA CERTA

O transporte, sem sombra de dúvidas, é uma atividade essencial para as empresas. Transportar os produtos para seu próximo destino, que muitas vezes é o cliente final, é uma tarefa que precisa ser realizada perfeitamente. Afinal, as cargas devem ser movimentadas com todos os cuidados necessários para não sofrerem danos e cumprir o prazo de entrega. Sendo assim, a escolha do transportador não é uma tarefa fácil, uma vez que esta decisão definirá o sucesso ou fracasso da operação. Diversos fatores têm de ser levados em conta ao buscar por um transportador e cabe ao gestor da logística entender quais os critérios serão usados para encontrar a transportadora certa.  

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Como encontrar a transportadora certa?

A logística, de forma geral, é uma área bastante intensa, pois reúne atividades muito complexas que dependem de vários fatores. Na hora de encontrar transportadora ideal para o frete, alguns fatores podem determinar se a parceria valerá a pena. Assim, escolher indicadores expressivos vai ajudar no processo de cotação. 

Comumente os estes fatores variam de empresa para empresa, então não há certo ou errado para encontrar a transportadora certa para a necessidade do embarcador. O primeiro e mais importante passo é estabelecer a necessidade da empresa, pois entender quais as prioridades facilita a escolha. Desta forma, após definir tais necessidades, escolher opções de transportadoras disponíveis fica mais simples. 

Após decidir quais transportadoras participarão do BID, investigar as opções é uma ação extremamente necessária. Este passo é extremamente importante para saber se a transportadora é confiável. Deve-se pesquisar itens que apresentem, de maneira total, como está a situação da transportadora. Alguns indicadores são:

  • > Investimento em tecnologia
  • > Aplicação de seguros
  • > Situação financeira
  • > Certificações de transportes
  • > Qualidade da comunicação
  • > Situação da frota

Outro ponto extremamente importante para ser levado em conta é a cobrança do preço do frete. Para escolher a transportadora que oferece o melhor custo-benefício, a cotação ou BID de fretes considera outros fatores que influenciam no preço. Por exemplo, nesse momento, é interessante levar em conta o prazo de entrega proposto, a otimização da rota e o preço que seria cobrado.

Enfim, para tornar essa escolha mais assertiva, além de refletir sobre os passos acima, é importante contar com tecnologia enquanto ferramenta facilitadora. Sistemas de cotação de fretes online ou softwares que centralizam o BID de fretes existem no mercado de tecnologia logística e são efetivos na hora de encontrar transportadora certa.
conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você