A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR A CONFERÊNCIA DE FATURAS DE FRETE

Os profissionais que atuam na gestão de compras e logística têm sempre uma dúvida: como reduzir custos em sua atividade? A resposta abrange diferentes vieses, sendo um deles a auditoria de frete. A maioria dos gestores e profissionais logísticos estão sempre buscando formas de reduzir custos em seus processos. Não existe uma resposta exata para essa pergunta, mas sim diversas práticas que ajudam na redução de custos. Uma delas é a conferência de faturas de frete, ou auditoria de frete. 

ebook coronavirus na logistica

Por que realizar a conferência de faturas de frete?

A principal função e utilidade da auditoria de faturas é garantir que o embarcador está pagando o valor justo pela operação de transporte. Analisar fatura por fatura, conferir os valores, checar tabelas, são algumas funções da conferência de faturas de frete que reduzem significativamente os gastos indevidos no setor de transportes. Algumas das principais divergências encontradas são:

  • Cobranças duplicadas
  • Valores indevidos
  • Erro nas tabelas de frete
  • Reentregas
  • Cobrança de entregas que não foram realizadas

Todos esses fatores influenciam e muito no valor final pago pelo embarcador. De centavo em centavo, o custo final desses erros pode chegar até milhões de reais perdidos nessas transações.

Principais vantagens de realizar a conferência de faturas

Além da redução de custos, a conferência de faturas de frete proporciona ao embarcador uma experiência de resultados em vários aspectos da operação. A prática traz mais segurança para o processo, pois inibe tentativas de fraudes e desvios, fornece informações claras sobre as faturas que foram emitidas, os acordos com as transportadoras e os preços das tabelas, e o principal: reduz gastos indevidos causados por erros de pagamento. 

Uma empresa que não possui auditoria de fretes está vulnerável perante a transportadora, não sabendo exatamente qual o valor correto estabelecido e pagando o que está na nota (que nem sempre é o correto). Parece uma medida simplista e sem impactos, mas existem estudos que mostram que aproximadamente R$ 3 bilhões são desperdiçados pelas indústrias com gastos envolvidos no setor de logística e transportes. O saving gerado pela conferência de faturas de frete faz total diferença no fechamento do final do mês, com esse lucro podendo ser distribuído para outras áreas da empresa que estão precisando

conheca-a-everlog

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você