COMO OBTER REDUÇÃO DE CUSTOS NA LOGÍSTICA?

Os processos logísticos de uma indústria, independente do porte da empresa, normalmente são muito complexos e volumosos, além de movimentarem muito dinheiro. Inclusive, as indústrias brasileiras gastam bilhões de reais anualmente com as operações de armazenagem e transporte. Por se tratar de um setor tão grande e importante para o desenvolvimento da empresa, a logística precisa ser eficiente mesmo com grandes demandas. Entretanto, a logística não precisa ser mais cara que o necessário, afinal o controle de custos também é um indicador de boa performance. Sendo assim, é importante que os gestores entendam quais atividades gastam muito dinheiro e não trazem o resultado esperado. Felizmente, a redução de custos na logística é alcançável e, usando soluções eficazes, esse objetivo fica ainda mais próximo.

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Redução de custos na logística

Reduzir custos nem sempre é uma tarefa simples, ainda mais em um ambiente que exige muito da operação. A redução de custos na logística precisa ser bem estudada, porque diferentes atividades precisam de diferentes orçamentos. Como o setor logístico de uma empresa envolve tantas atividades, é importante entender todos os fatores de custo. 

Então, o primeiro passo para a redução de custos é descobrir a origem dos mesmos. Assim, ao entender cada origem de custo, é possível investigar a necessidade e o retorno sobre esse gasto. Desta forma, examinar a justificativa de determinado custo, implica na possibilidade de reduzi-lo, uma vez que haja divergências sobre o valor.

Um dos fatores que mais influenciam nos gastos desnecessários na logística é a ineficiência na operação. Um ambiente ineficiente, que está exposto a ociosidade e a atividades manuais, consome mais tempo e dinheiro. A ineficiência logística custa caro e, na maioria das vezes, muitas empresas perdem dinheiro e nem sabem o porquê. 

Outro ponto de atenção é a conferência dos pagamentos de frete. Muitas vezes, quando um serviço de frete é contratado, o valor pago por ele não é validado e pode haver divergências. Seja qual for o motivo da divergência, realizar a auditoria desses pagamentos é essencial para garantir que o valor pago corresponde ao serviço prestado. Afinal, erros desse tipo são comuns e desperdiçam milhões de reais da logística das indústrias brasileiras. 

Buscar soluções para aplicar a redução de custos na logística requer planejamento e atenção. Não existe uma fórmula fixa para a redução de custos, mas algumas práticas do mercado fazem bastante sentido. Veja algumas dicas para a redução de custos logísticos.

  • > Acompanhe os indicadores de desempenho
  • > Invista em tecnologia 
  • > Automatize os processos
  • > Entenda os benefícios da terceirização
  • > Reveja a estrutura das atividades

conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você