COMO MELHORAR A LOGÍSTICA DE ENTREGAS?

Sempre reforçamos a importância da logística para as empresas e tal valor é comprovado cada vez mais. Os processos que garantem o armazenamento e movimentação das cargas representam papel essencial para o sucesso geral da organização. Aliás, na maioria das vezes, o transporte e entrega do produto é o ponto de ligação entre empresa e consumidor. Sendo assim, a logística de entregas precisa ser muito assertiva e inteligente, já que consiste em uma atividade de tamanha importância. Processos automatizados e controle operacional consistente são aspectos que colaboram para uma logística de entregas que traga mais resultados. Entretanto, outros fatores também podem influenciar na qualidade da operação. Portanto, entender boas práticas ajudam a aprimorar a logística de entregas.

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Logística de entregas

A logística de entregas inclui atividades relacionadas a movimentar os produtos, muitas vezes ao cliente final. Desde a contratação da transportadora e separação dos produtos até a confirmação de entrega, é responsabilidade da logística de entregas garantir o melhor resultado para operações de transporte. E para assegurar que a operação seja aproveitada ao máximo e traga resultados positivos, há alguns pontos importantes para se atentar na logística de entregas.

Visibilidade operacional é um fator essencial na logística, uma vez que há muitas atividades simultâneas que demandam controle consistente. Desta forma, acompanhar a performance da área é um apoio importante aos gestores. Acompanhar indicadores que traduzem a qualidade das atividades garante que as ações sejam focadas em melhorias. Alguns dos importantes indicadores para a logística de entregas são:  

  • > Custo do transporte: informa o valor gasto para transportar os produtos;
  • > On-time delivery (OTD): relaciona o tempo de entrega desde a separação do pedido até o envio pela transportadora;
  • > On-time e in-full (OTIF): apresenta eficácia da empresa no cumprimento de prazos e no atendimento;
  • > Order cycle time (OCT): prazo entre o recebimento do pedido até entrega do item ao destinatário.

Investir em soluções que utilizam tecnologia para otimizar a logística também pode refletir em operações mais assertivas e com melhores resultados. Otimizar as entregas significa trazer mais qualidade para a operação e melhorar a experiência do cliente, consequentemente. Assim, encontrar e respeitar as opções de entregas mais rápidas e seguras faz a diferença. Neste âmbito, soluções para cotação de fretes e roteirização são capazes de agregar mais custo-benefício para a entrega.

Enfim, para otimizar a logística de entregas é necessário entender a situação da operação e quais os pontos que precisam de atenção. Encontrar soluções que centralizam e automatizam os processos traz mais controle e, como consequência, mais espaço para otimização.
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