Na era digital, comprar pela internet é uma grande tendência entre os consumidores. Portanto, possuir um modelo de e-commerce se tornou indispensável para as empresas, independente do segmento. Principalmente em tempos de pandemia, as compras online ganharam força e determinam o sucesso da empresa em meio a um mercado competitivo. Entretanto, a estrutura do e-commerce precisa ser eficiente para agregar bons resultados e a logística dessa operação é um dos aspectos mais importantes. Quando pensamos na logística do e-commerce, o principal fator considerado é o frete, um tópico decisivo no momento da compra. O valor do frete precisa ser justo e coerente, para não causar grandes prejuízos tanto para a empresa quanto para o cliente. E, para realizar esse controle, a auditoria de frete para e-commerce é uma prática essencial.
Auditoria de frete para e-commerce
Definir o valor do frete não é uma tarefa simples e exige muito planejamento da logística. Dependendo do formato da operação, muitas transportadoras estão envolvidas no processo e cada uma possui critérios diferentes. Para estabelecer o preço do frete, diversas questões são levadas em consideração e essas são responsáveis por variar o preço, algumas delas são:
- > Distância;
- > Pedágios;
- > Peso;
- > Cubagem;
- > Rota utilizada;
- > Custos operacionais;
- > Prazo de entrega;
- > Tempo de carga e descarga;
- > Perdas e avarias.
Então, por se tratar de uma atividade complexa, muitas vezes há divergências entre o valor definido na negociação e o valor cobrado realmente. Sendo assim, a auditoria de frete para e-commerce é necessária para evitar erros que custam caro. Afinal, se um valor é cobrado a mais, o preço repassado ao consumidor também aumenta e influencia na decisão da compra. Aliás, o motivo mais frequente para o abandono dos carrinhos nas compras online é o alto valor do frete.
A auditoria de frete para e-commerce é a prática que analisa e confere as faturas de frete e determina se o preço pago está de acordo com o preço definido. Assim, a auditoria garante que não houve erros no pagamento e que o valor está justo e correto. E, embora seja uma atividade importante, nem todas as empresas a praticam. As cobranças divergentes representam uma grande perda de dinheiro para a logística brasileira e esse prejuízo pode ser evitado com a auditoria.
Para ampliar a efetividade da auditoria de frete, ferramentas inteligentes tornam a atividade mais inteligente e assertiva. Encontrar uma boa solução de auditoria implica em redução de custos e mais produtividade, além de mais possibilidade de vendas no e-commerce. Enfim, investir em tecnologia para a automatização da auditoria de frete para e-commerce traz resultados ainda mais positivos e, com a solução certa, o e-commerce alcança performances ainda melhores.
Deixe um comentário