A TECNOLOGIA TMS É ESSENCIAL OU É UM DIFERENCIAL?

Na era da revolução tecnológica, não optar por fazer bom uso das diversas soluções disponíveis é uma escolha que pode afetar muito as operações. Negativamente, é claro. Entretanto, infelizmente, muitas empresas ainda não descobriram a necessidade em experienciar o uso das soluções tecnológicas. No caso da logística, a tecnologia TMS vem ganhando espaço no setor de transportes e se mostrando muito importante para uma gestão de qualidade. Ainda assim, seu uso não é feito pela maioria das indústrias e transportadoras. Afinal, a tecnologia TMS é essencial ou apenas um diferencial?

O que é a tecnologia TMS?

A logística dos transportes é um setor conturbado dentro das indústrias. A alta demanda de tarefas acontecendo simultaneamente complica a operação e dificulta a gestão das atividades. Além do grande volume de atividades, outro fator que atrapalha o controle na logística é a execução de forma manual.

Vamos imaginar a operação de transportes de uma indústria: inúmeras cotações de diferentes tipos de frete; embarque e desembarque de muitas cargas; acompanhar o status de cada transporte; fazer o pagamento de todos os fretes realizados. Tudo isso com um volume muito alto e tarefas manuais. Assim fica muito fácil perder qualidade e eficiência.  

A tecnologia TMS é um software que se responsabiliza por integrar as atividades da logística. Sendo assim, todas as tarefas que eram feitas manualmente, acontecem dentro da ferramenta, de forma automatizada. O TMS, ou Sistema de Gerenciamento de Transporte, é capaz de simplificar atividades muito importantes para uma gestão de transportes eficiente, como a auditoria dos pagamentos, a cotação de fretes, gestão de ocorrências, etc.

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Essencial ou diferencial? 

Negar a existência de soluções tecnológicas não é uma atitude inteligente, pois já é mais que óbvio que elas agregam inúmeros benefícios às operações. As vantagens em adotar ferramentas inovadoras na logística dos transportes são comprovadas e, cada vez mais, conquistam as empresas. 

Os benefícios trazidos pelas soluções tecnológicas são diversos e aprimoram muito a gestão total das rotinas de transporte. Apresentando imenso controle operacional e válido suporte para as tomadas de decisão, a tecnologia TMS incorpora vários privilégios à gestão da logística, tais como:

  • > Redução de custos
  • > Satisfação do cliente final
  • > Compliance
  • > Análise de indicadores
  • > Aumento de produtividade
  • > Redução de erros humanos
  • > Aprimoramento do fluxo de atividades

Enfim, a tecnologia TMS consegue transformar completamente uma operação e está provado, com a experiência de muitas indústrias, que as vantagens do sistema são dignas de seu uso. Ou seja, é conclusivo afirmar que o uso da tecnologia TMS é essencial para a grande maioria das empresas que lidam com grande volume de fretes e tarefas de transporte. Então, a solução deixou de ser apenas um diferencial competitivo e se tornou uma necessidade, pois as empresas que não a adotam, estão perdendo excelência.
conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você