TECNOLOGIA PARA AUDITORIA DE FRETE

Imagine uma operação logística em que haja alta demanda de transportes diariamente, com diversos caminhões sendo lotados e despachados. E, por trás de cada entrega, há um grande processo responsável por escolher, monitorar e pagar pelo transporte que está sendo realizado. O volume de atividades acontecendo ao mesmo tempo na logística é frenético e, muitas vezes, fogem do controle dos gestores, principalmente em operações manuais. Um dos principais problemas encontrados no setor de transportes é a divergência nos pagamentos de frete, inúmeras empresas perdem valores significativos com esses erros. E, infelizmente, esse cenário ainda é comum nas empresas, que sofrem com a ineficiência logística. Para evitar essas divergências que custam caro, auditoria de frete é a atividade que identifica os erros, mas sem tecnologia para auditoria de frete, a operação ainda está em risco.

ebook coronavirus na logistica

Tecnologia para auditoria de frete

Em média, 7% do frete cobrado dos embarcadores representa um valor errado e 22% dos documentos fiscais (CTe’s) mostram algum tipo de divergência. Dependendo da operação, essa estatística pode representar milhões de reais. Entretanto, para identificar tais divergências e recuperar os valores pagos indevidamente, a auditoria de frete é aplicada. 

Essa auditoria consiste em comparar o valor do documento fiscal emitido pelo serviço de transporte com o real valor estabelecido entre embarcador e transportador. Então, ao realizar a auditoria, o embarcador estará ciente do valor correto e evitará gastos com divergências. Várias empresas realizam a atividade de forma manual, principalmente através de planilhas no Excel, porém essa prática não é 100% assertiva e pode expor ainda mais os erros no pagamento. As operações manuais estão sujeitas a erros humanos e perda de controle, porque, quando há muito volume de documentos, o controle não é garantido. 

Sendo assim, a melhor forma de assegurar pagamentos de frete corretos é investir em tecnologia para auditoria de frete. Soluções inteligentes são capazes de conferir os documentos fiscais automaticamente e identificar possíveis divergências nos valores. Desta forma, o controle sobre a operação é restaurado e a eficiência nos processos aumenta. Além disso, a tecnologia para auditoria de frete contribui muito para redução de custos, uma vez que encontra e acaba com os pagamentos indevidos.

Para que a plataforma que conta com tecnologia para auditoria de frete funcione como deveria e faça seu papel, é preciso escolher o fornecedor certo. Aspectos como a implantação da plataforma, as formas de cobrança e o tipo de contrato com o fornecedor são importantes de se levar em conta. Afinal, há muitas soluções ultrapassadas no mercado que não se adaptam à operação do embarcador e acabam dando muita dor de cabeça aos gestores. 
conheca-a-everlog</span

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você