ENTENDA O QUE SÃO STARTUPS DE LOGÍSTICA

Existem muitos modelos de negócio aflorando atualmente, todos frutos de uma revolução tecnológica que modificou e está modificando o jeito de gerir indústrias. As startups de logística são um exemplo claro de como a inovação e o rápido crescimento podem transformar ideias em negócios extremamente promissores. 

No texto de hoje, entenderemos o que é uma startup de logística, como funciona e sua utilidade para o segmento de transportes. 

Afinal, o que são startups de logística? 

É necessário entender primeiramente o conceito de startup. As startups são empresas com modelo de negócio escalável, com base em inovação e tecnologia, buscando criar soluções que resolvem dores do mercado. Algumas das startups mais famosas no mercado brasileiro são PagSeguro e Nubank, que viraram Unicórnios,startups que possui avaliação de preço de mercado no valor de mais de 1 bilhão de dólares.

As startups de logística seguem o mesmo molde, com soluções voltadas para o cenário logístico das indústrias. Existem startups de entrega, gestão de fretes, tracking, rastreio, entre outros. No Brasil esse modelo de negócio começou a se popularizar em meados de 2008, inspirado pelas tendências americanas localizadas no Vale do Silício, na Califórnia. 

As startups de logística mesclam todo o know-how humano, a experiência dos funcionários, com o melhor da tecnologia disponível, como o TMS e o WMS. O desenvolvimento de soluções para um setor que sofre muito com insuficiência se torna uma saída para embarcadores e gestores que não querem mais gastar dinheiro com sistemas obsoletos e ineficazes.  

Como funcionam startups de logística

Como esclarecemos anteriormente, o ambiente de startup é pautado em desenvolvimento e tecnologia. Na logística, não seria diferente. Qualquer startup com certeza conta com um forte time de desenvolvimento para entender as necessidades do setor e desenhar soluções eficientes que atendam tais demandas. O principal diferencial de uma startup para uma empresa normal é a velocidade de crescimento e desenvolvimento. São negócios extremamente flexíveis, escaláveis e dinâmicos, trazendo mais simplicidade ao mercado. Mas é importante ressaltar que isso não significa desleixo, muito pelo contrário. Ainda existe uma desconfiança por parte de alguns gestores logísticos em confiar no trabalho de startups B2B devido principalmente ao nível da complexidade das operações, mas existem métodos para avaliar a melhor empresa e escolher um serviço de confiança e qualidade. 

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Soluções para o setor 

Aqui na Everlog nós desenvolvemos soluções para auditoria e gestão de fretes e transporte. Unindo tecnologia, pessoas e processos, trabalhamos para erradicar a ineficiência logística nos setores de auditoria de fretes, monitoramento de entregas. Entenda mais:

Auditoria de Fretes

Plataforma compartilhada de auditoria e conferência de fretes que une o potencial tecnológico de um sistema TMS com apoio estratégico e operacional de um time de outsourcing. Garante o compliance dos pagamentos de frete ao mesmo tempo que resolve problemas de prazo de pagamentos e controla melhor os custos com transporte. Algumas das principais funções são auditoria de fretes contratados, indicadores de gestão, compliance na gestão de fretes, análise de preço de fretes, HUB do embarcador e HUB do transportador. 

Gestão de Entregas

Sistema de gestão de entregas e ocorrências, com suporte dedicado e pronto para uso, possibilitando ao usuário a gestão apurada de todas as suas entregas e coletas. Ao invés de se preocupar com entregas fora do prazo, custos altos com taxas extras e falta de visibilidade da entrega, nossa solução permite o controle na tela de todas as entregas por nota fiscal, monitorando prazos de entrega e ocorrências que precisam de ação imediata, facilitando a tomada de decisão a tempo de evitar custos extras. 

As principais funções são painel de controle para gestão de entregas, conectividade, gestão de custos de transporte, performance do transportador, visão do destinatário, previsão de entrega e tracking analítico

Cotação de Fretes

Tecnologia que permite ao Embarcador realizar cotações de frete, comparando modalidades de frete como frete peso, frete valor, quilometragem, adicionais e taxas, entre muitos outros. Realizar comparativos de tabelas de preço em diferentes modalidades, diferentes transportadores ou simplesmente reajustes nas tabelas vigentes. Portanto,  buscam entender o impacto na troca de transportador pela ótica de custo e prazo de entrega. Assim, algumas das principais funções são: simulação de frete, célula de cadastros, simulação de frete da base, simulação de frete avulsa.

conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você