PANDEMIA ACELERA A TRANSFORMAÇÃO LOGÍSTICA?

Podemos afirmar, com certeza, que a pandemia do COVID-19 reconfigurou todos os aspectos sanitários, econômicos e políticos. Ainda estamos vivendo uma crise mundial que impactou diversos setores, trouxe grandes prejuízos e transforma o consumo (de qualquer tipo) a cada dia. As empresas encaram um momento desafiador e sua capacidade de adaptabilidade é testada a todo custo. Consequentemente, a logística também está enfrentando um cenário complicado, em que é preciso se transformar para não perder espaço no mercado. A crise do coronavírus, praticamente, obrigou uma “seleção natural”, afinal, aquelas empresas que não evoluem estão condenadas. A principal tendência de melhoria é a digitalização, mesmo antes dessa situação, mas será que a pandemia acelerou a transformação logística?

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Transformação digital na logística

Diante à pandemia, muitos negócios se viram prejudicados por causa dos novos hábitos de consumo que acompanham uma crise como esta. Sendo assim, diversas indústrias perderam espaço no mercado e estão precisando se reinventar para conseguir vender. A logística, logicamente, foi prejudicada com essas mudanças, estima-se que a demanda pelo transporte de cargas caiu mais de 40% desde a declaração da quarentena.

Com todos os prejuízos enfrentados pelo setor de transportes, as empresas que prestam esse tipo de serviço precisam garantir seu espaço num mercado mais competitivo.  As demandas e oportunidades se afunilaram, mas uma solução está conseguindo reverter esse quadro. 

A transformação logística tem sido essencial para que as empresas se destaquem, pois soluções tecnológicas agregam grandes benefícios. De certa forma, empresas que não se digitalizam estão ficando para trás e a pandemia está comprovando essa declaração. Apostar em tecnologia, ainda mais em um cenário caótico, pode ser um divisor de águas.

Tecnologia na logística

A aplicação tecnologia na logística envolve diversas atividades que muitas vezes são morosas e exigem muito trabalho manual. Tais atividades podem atrapalhar o sucesso das operações logísticas e trazer mais problemas do que vantagens. Pensando no momento da pandemia, a redução de custos e o aumento da produtividade são essenciais para determinar o grau de competitividade de uma empresa, por isso apostar em soluções tecnológicas é muito benéfico.

Cotação de transportes

A cotação de transportes na era digital, além de ser mais eficiente, é mais simples. Soluções para contratação de fretes tem o propósito de acabar com a burocracia de uma vez por todas. Plataformas para a cotação online integram o transportador que oferta um transporte e o embarcador que busca um fornecedor. Sem excessivas ligações e trocas de e-mails.

Monitoramento de entregas

A gestão de entregas foi uma das atividade que mais se transformou na era da tecnologia na logística. Soluções para o monitoramento de entregas são capazes de reunir e integrar todas as informações sobre a carga, tudo em tempo real. Assim, os gestores retém o máximo de informações e estão no controle da operação.

Gestão do pagamento de frete

Os pagamentos dos fretes contratados podem apresentar algumas divergências que custam caro ao embarcador. Entretanto, com a auditoria de pagamentos automatizada, softwares especiais realizam a conferência dos pagamentos e eliminam os erros. 
conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você