CUIDADO! VOCÊ PODE ESTAR FAZENDO O PAGAMENTO DE FRETE EM DUPLICIDADE

Nas transições acerca do pagamento dos fretes contratados, a auditoria garante que os valores estão sendo devidamente cobrados. Essa atividade se responsabiliza pela conferência das faturas enviadas pelas transportadoras, com o objetivo de encontrar divergências diversas. Todavia, ainda que o processo de auditoria seja assertivo, nem todas as empresas apostam nessa solução, então: cuidado, pois você pode estar fazendo pagamento de frete em duplicidade.

Como evitar o pagamento de frete em duplicidade 

Quando uma negociação de frete é combinada e o serviço do transporte é realizado, o transportador que foi contratado envia as faturas para que o pagamento. Entretanto, algumas divergências podem surgir nessas faturas. Seja por erro de processo, má fé do transportador ou qualquer outro motivo, cobranças indevidas podem acontecer. Uma divergência bastante comum é o pagamento de frete em duplicidade. Normalmente, a transportadora, por alguma razão, envia a cobrança duplicada e o embarcador acaba pagando duas vezes pelo mesmo serviço.

Essas duplicidades de pagamento podem passar despercebidas caso a empresa não realize a auditoria de frete, pois faturas de frete são complexas e, dependendo do volume, os erros são imperceptíveis para processos manuais. A auditoria de frete é a atividade que preza pela conferências das faturas para verificar se o preço cobrado confere com o acordado anteriormente. Assim, empresas que apostam em auditoria de fretes ganham em segurança, economia e assertividade na gestão de fretes. 

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Para evitar o pagamento de frete em duplicidade, é essencial possuir um processo de auditoria de fretes consolidado e confiável, ou seja, apostar sempre na melhor tecnologia. Evitar o pagamento em duplicidade pode fazer uma grande diferença na sua conta-frete. Quando falamos em larga escala, imagina quanto dinheiro uma empresa pode estar perdendo porque não faz auditoria e paga fretes em duplicidade. 

Qual a melhor forma de fazer auditoria de frete?

Escolher a melhor tecnologia para a auditoria de frete é de extrema importância se a empresa busca aprimorar a gestão logística de transportes. Sistemas robustos e antigos podem ter nome no mercado, mas nem sempre dão conta das inúmeras variações que as operações podem em diferentes empresas. Nesses casos, procurar um sistema que se adapte às particularidades das operações é um bom diferencial. 

De qualquer forma, o melhor sistema para auditoria de fretes é aquele que traz visibilidade operacional para o embarcador e encontra possíveis erros de cobrança. A auditoria de frete é uma atividade cada vez mais difundida, pois, de fato, traz resultados. Quando um embarcador percebe a necessidade da auditoria, ele opta por fazer manualmente através de planilha, que normalmente não surte efeito, já que a auditoria tem que ser minuciosa. 

Resumindo, a auditoria de frete é muito importante para as operações de gestão de transportes na logística e faz a diferença quando é bem aplicada. Buscar tecnologias específicas para essa atividade também é outro divisor de águas, então, fique atento à todas os detalhes da sua gestão de fretes para não perder nenhum centavo em cobranças indevidas. Assim, os benefícios da auditoria de fretes não se limitam à redução de custos na conta-frete, podemos listar alguns outros critérios que podem te convencer a adotar a auditoria na sua gestão de transportes agora mesmo. 

  • >Centralização dos processos
  • >Precisão na análise de informações
  • >Otimização nas entregas
  • >Facilidade na Troca Eletrônica de Dados (EDI)
  • >Controle sobre as finanças

conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você