O QUE LEVAR EM CONTA AO CALCULAR O PREÇO DO FRETE?

A área de transportes de uma indústria envolve atividades extremamente complexas, devido ao alto volume de processos. Imagine quantos fretes precisam ser contratados, organizados, despachados e pagos por dia em uma indústria de grande porte. Além disso, imagine que cada produto tem dimensões e características distintas e precisam de transporte específico. O preço a ser pago por cada frete deve ser determinado com base em algumas variáveis Cada produto tem especificações diferentes e elas são associadas a taxas igualmente diferentes. E, para reunir todas os critérios determinantes do preço do frete, fora criada a tabela de fretes, usada justamente para definir o preço correto para o frete. Sendo assim, cada tipo de transporte contempla algumas taxas e critérios, então o que levar em conta na hora de calcular preço do frete?

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Como calcular o preço do frete

Publicada anualmente pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a tabela de fretes reúne todos os diferentes critérios usados para precificar o serviço do frete. Assim, esta tabela norteia as transportadoras na hora de calcular o preço do frete levando em conta o tipo de carga e a distância percorrida. 

Antes de entender as variáveis usadas para calcular o preço do frete, é preciso definir qual o tipo de carga necessário para o transporte. Esses tipos se dividem em carga fracionada e carga fechada. A primeira diz respeito à carga em que a mercadoria ocupa todo o caminhão e possui apenas um destino final. Já a segunda abrange uma modalidade de transporte em que o caminhão é lotado com cargas de outros contratantes também.

O tipo de carga a ser definido depende da demanda do embarcador, porque cada produto tem condições especiais para o transporte. Do mesmo modo, as variáveis utilizadas para calcular o preço do frete dependem da espécie do produto, do tipo da carga e do destino da mesma. 

Calcular o preço do frete é uma tarefa complexa, afinal depende de diferentes critérios relacionados ao tipo de serviço de transporte contratado, ao tipo de frete e às características da carga. Além das taxas de transporte, as principais variáveis na hora de determinar o preço do frete são:

Classificação da carga

Esse fator é responsável por determinar se a carga a ser transportada precisa de atenção especial. Por exemplo, transporte de produtos delicados, inflamáveis, refrigerados etc. 

Frete Valor

O Frete Valor é uma variável que leva em conta o preço que consta na nota fiscal do produto. Então, quanto mais valiosa for a carga transportada, mais caro o preço do frete.

Condições para a entrega

Nessa variável é observado o grau de dificuldade da entrega, o prazo, a segurança da rota. Assim, se o destino e as condições da rota forem mais complexos, isso é refletido no preço do frete.

Frete peso

O Frete Peso é calculado com base no peso e no volume de determinada carga quando as características da mesma são mais complexas de medir (volumosas e leves ou pesadas e pequenas. Sendo assim, o valor do frete é definido pelo maior valor entre o peso bruto e o peso cubado.
conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você