DESCUBRA IMPORTANTES INDICADORES NA LOGÍSTICA

Entender a performance da sua operação é essencial para garantir uma constante excelência no setor, seja ele qual for. O levantamento de KPI’s (Key Performance Indicator), ou Indicador-Chave de Performance, é uma tarefa extremamente importante, uma vez que esses indicadores vão determinar a qualidade da operação. No ambiente logístico, mais uma vez, não é diferente! Definir os indicadores na logística ajuda muito a aumentar o nível das atividades realizadas no transporte.

A importância dos indicadores

Dentro de uma operação, principalmente de transportes, todas as tarefas desenvolvidas precisam estar sobre controle. A fim de entender o nível de desempenho de tais tarefas, apelar para os indicadores é uma ótima opção. Evoluir as práticas de gestão fazem com que os pontos fracos e fortes da área estejam em evidência e sejam aprimorados.

Os indicadores na logística devem ser estabelecidos com o objetivo de aumentar a qualidade e a gestão. Sendo assim, as métricas encontradas nesse processo deverão ser usadas para indicar o quão eficiente a logística da empresa está se saindo.

Com certeza saber como anda os níveis de performance do setor é uma informação bastante valiosa, porém é inútil se os esforços não forem utilizados para melhorar as falhas encontradas. Então, os indicadores devem ser usados não somente para a visibilidade operacional, mas também para o aumento do desempenho. 

Apostar no uso de KPIs na logística é comprovadamente uma prática que pode beneficiar a área de transportes de uma empresa. Afinal, controle sobre as atividades nunca é demais. E embora existam muitos indicadores na logística, aplicar todos em sua operação não é obrigatório.

Resumindo, o uso dos indicadores é extremamente importante, pois eles garantem a visão sobre os resultados, sejam eles bons ou ruins. A partir dessa gestão de performance, fica fácil decidir as tarefas que precisam ser melhoradas e as que já são realizadas da forma ideal.

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Os principais indicadores na logística

Já comentamos que há uma variedade de indicadores na logística, mas nem todos servem para as operações, ou seja, não existe um padrão obrigatório. Assim, você pode identificar quais deles serão proveitosos para sua gestão logística.

Prazo de entrega (OTD)

Esse indicador está ligado a taxa de sucesso das entregas realizadas, elas acontecem dentro do prazo previstos e chegam em boas qualidades?

Ciclo do pedido (OCT)

Dentro deste KPI é identificado o tempo que leva para um pedido ser finalizado, desde o dia que foi iniciado até o dia que foi entregue.

Retorno sobre o investimento (ROI)

O famoso ROI serve para determinar os ganhos obtidos, levando em consideração os investimentos realizados. Ele não funciona apenas na logística e pode ser aplicado em qualquer área.

Análise completa (OTIF)

Esse indicador oferece uma abordagem mais completa dos resultados, pode ser considerado o mais importante para a logística de transportes, uma vez que ele identifica a taxa de sucesso geral. Levando em conta os pedidos realizados dentro do prazo, os pedidos entregues sem erros e os pedidos completos.
conheca-a-everlog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você