DICAS PARA UMA GESTÃO DE FRETES DE RESULTADOS

No cenário atual do Brasil, é cada vez mais importante gerenciar o fretes e operações de transporte de cargas de forma eficiente, seja para insumos ou produtos acabados. É fundamental cuidar da qualidade do serviço. 

As questões relacionadas a qualidade do serviço são muito importantes, mas nesse artigo daremos destaque aos custos com o frete. A seguir listamos algumas dicas para uma gestão de frete eficiente:

SEPARAR FRETE INBOUND E OUTBOUND

Em primeiro lugar, é importante separar a gestão de fretes em dois grupos. Os custos relativos ao frete pago nas compras (Inbound) e dos fretes pagos nas vendas com as entregas a clientes (Outbound).

Após fazer essa separação, você precisa identificar e levantar algumas informações e características dessas operações.

-Fazer uma curva ABC e identificar os principais trechos e cidades de origem e destino;

-Identificar a distância em km, desses trechos;

-O peso (kg), dimensões (m3) e a frequência das cargas;

-O custo (R$) de frete envolvido nesses trechos;

-Se existem outros custos (R$) que são agregados ao custo do frete (despesas com importação/exportação por exemplo).

-Qual o impacto do custo total do frete (R$) sobre o valor do produto.

  • Principais Fluxos Inbound no frete

Após essa segregação, deveremos identificas as características dos principais (os mais representativos) fluxos. Sugerimos:

-Fazer uma curva ABC e identificar os principais fornecedores e cidades onde se localizam.

-Identificar a distância entre fornecedores e a sua empresa (km).

-O peso (kg), dimensões (m3) e a frequência de compras.

-O custo (R$) de frete envolvido com esses fornecedores.

-Se existem outros custos (R$) que são agregados ao custo do frete (despesas com importação por exemplo).

-Qual o impacto do custo total do frete (R$) sobre o valor do item comprado.

  • Principais Fluxos Outbound nos fretes

Assim como no item anterior, sugerimos:

-Fazer uma curva ABC para identificar os principais locais (cidades) de entregas.

-Identificar a distância (km) entre os locais de entrega e a sua empresa.

-O peso (kg), dimensões (m3) e a frequência de entregas.

-O custo (R$) de frete envolvido nas principais operações de entrega.

-Qual o impacto do custo total do frete (R$) sobre o valor do item vendido.

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ANÁLISE DAS TABELAS DE FRETES VIGENTES

Tendo concluído as etapas anteriores teremos uma visão sobre os principais fluxos, custos e impactos da conta fretes em nosso negócio (compra e venda). É chegada a hora então de avaliar as tabelas de frete existentes, visando assim entender as mesmas, bem como se preparar para a etapa de negociação. Neste ponto sugerimos:

-Analisar separadamente as tabelas de fretes inbound e outbound, pois normalmente elas apresentam diferenças não só de tarifas, mas também na configuração da formação do preço.

-Selecionar os principais fluxos procurando entender a composição das tarifas. Essa pode ser uma tarefa bem desafiadora, haja visto que o frete é composto por diversos componentes tais como frete peso (R$/Kg por faixa de peso), frete valor (% ad-valorem sobre o valor das mercadorias), taxas diversas e impostos. Uma boa sugestão é analisar alguns Conhecimentos de Fretes cobrados pela transportadora comparando esses valores com o que consta na tabela.

NEGOCIAÇÃO COM AS TRANSPORTADORAS

Então agora, já reunimos as informações para iniciar uma negociação com as transportadoras (atuais e potenciais). Neste momento é importante termos atenção em alguns pontos a saber:

-Procure desenvolver mais de uma transportadora para cada fluxo importante.

-Ter foco nos principais fluxos (compras e vendas) de seu negócio.

-Simplificar, o máximo possível, a tabela de frete, pois com menos componentes na formação do preço, a interpretação, análise e avaliação dos custos ficará mais facilitada.

-Estabelecer critérios claros de avaliação de performance (nível de serviço), estrutura operacional e de informações e custos. Com base nestes critérios faça cotações periódicas com as transportadoras atuais e com transportadoras potenciais, não esquecendo que todas devem atender aos critérios estabelecidos.

-Avaliar o impacto do frete (R$) sobre o faturamento (R$) da empresa, comparando este resultado com as práticas de marcado.

AUDITORIA E AVALIAÇÃO DE CUSTOS COM FRETES

Assim, é chegada a hora de auditar se os valores negociados estão sendo praticados pelas transportadoras (auditoria de fretes) e como os custos de fretes estão se comportando em relação ao faturamento. Esta deve ser uma análise técnica, pois aumento de custo de fretes pode ser gerado não só por aumento de tarifa.

Portanto, temos disponíveis no mercado alguns softwares que auxiliam  a realização de cada uma das tarefas.

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