O QUE ESTÁ DEIXANDO SEU GERENCIAMENTO DE TRANSPORTE INEFICIENTE?

Quem vive no universo logístico sabe que esse setor gera muitas demandas e é fácil perder o controle sobre as operações. Inúmeras atividades acontecem ao mesmo tempo, sendo assim, é necessário possuir processos bem estabelecidos e contar com a ajuda de tecnologias pensadas para melhorar o desempenho da logística. Entretanto, nem todos os gestores de logística sabem por onde começar a organizar os processos para aprimorar a gestão de transporte. E você, sabe o que deixa seu gerenciamento de transporte ineficiente?

Preste atenção no seu gerenciamento de transporte

Geralmente, os embarcadores estão tão atolados em meio aos mil processos que o gerenciamento de transporte envolve, que acabam perdendo o controle sobre sua operação. A logística das indústrias, principalmente, abrange muitas atividades para a realização do transportes como um todo. Assim que o produto está pronto para ser transportado ao seu próximo destino, começa uma verdadeira maratona de ações para realizar esse transporte. 

O primeiro passo é fazer a cotação de fretes para encontrar a melhor transportadora para fazer o serviço. Esse passo é importantíssimo, porém demanda muito esforço, pois o embarcador precisa contatar os transportadores, um a um, para cotar preços, rotas, prazos, etc. Ou seja, vários e-mails e ligações trocadas, uma confusão na comunicação. 

Depois de definir a transportadora, a tabela de fretes é estabelecida e o preço a ser cobrado será baseado nela. Pronto, os veículos serão lotados com a carga, que será despachada. Todavia, quando a carga é despachada, na maioria dos casos, o embarcador perde a visibilidade sobre ela. Assim, durante o processo da entrega, ele fica às cegas e não tem informações para basear as tomadas de decisão.

Torcendo para que o produto tenha sido entregue em perfeitas condições sem gerar nenhuma dor de cabeça ou custo extra, o embarcador precisa pagar pelo frete. O transportador usa aquela tabela extensa e complexa para cobrar o frete, mas nem sempre essa cobrança é feita corretamente. Sem uma ferramenta que controle esses pagamentos, o embarcador ainda corre o risco de ser lesado e pagar um preço injusto. 

No meio de tantos processos, o gerenciamento de transporte, ou seja, fazer a gestão de todas essas atividades, requer expertise e soluções dedicadas. Assim, muitas operações que contam com ações manuais, falta de tecnologia e uma equipe despreparada, acabam deixando o gerenciamento de transporte ineficiente.

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Soluções para a gestão de transporte

Se você identificou algumas das características descritas nos processos acima na sua gestão, infelizmente você tem um gerenciamento de transportes ineficiente. Essa ineficiência pode se dar por diversas razões, mas a deficiência em tecnologia e expertise é a mais comum. Buscar ferramentas e soluções tecnológicas que melhorem a performance da logística de transportes é essencial.

Diversas soluções foram idealizadas e desenvolvidas pensando em proporcionar mais eficiência para as operações logísticas. Por exemplo, as plataformas de cotação de fretes online, em que o embarcador realiza a cotação com as transportadoras mais indicadas em uma única interface que centraliza as ofertas de frete. Outra solução é a Torre de Controle, que funciona como um HUB de informações sobre o monitoramento das entregas, ou seja, o embarcador pode acompanhar cada atualização realizada sobre a carga transportada. Enfim, o software TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte) é capaz de unificar todos os controles da área de transportes, permitindo, inclusive, uma auditoria de fretes automatizada.
conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você