POR QUE FAZER COTAÇÃO DE FRETES ONLINE?

Quando um produto está pronto para sair do armazém logístico e ser transportado para seu próximo destino, a indústria embarcadora precisa contratar um transportador para realizar o frete. Nesse processo de encontrar a melhor transportadora para o serviço, o embarcador encara muitos desafios, pois essa não é uma tarefa fácil. Pensando em facilitar a contratação do prestador de serviço, algumas soluções foram criadas e a cotação de fretes online é uma delas.  

No texto de hoje, argumentamos sobre o porquê de fazer cotação de fretes online.

O que é cotação de fretes?

Para um produto ser transportado para as lojas físicas ou ser entregue ao cliente final, o embarcador precisa escolher um transportador de confiança que ofereça um bom custo benefício na relação entre preço do frete, tempo de entrega e tipo de carregamento do veículo. Sem contar as questões de rota e taxas de transportes.

Nesse processo, muitos fatores são levados em consideração e a decisão precisa ser assertiva o suficiente para não trazer prejuízo para a indústria, afinal, anualmente, as indústrias gastam cerca de 340 bilhões de reais com transporte no Brasil.

Para entender qual transportadora é a mais indicada para o serviço, os embarcadores precisam selecionar algumas opções e explorar seus modelos de cobrança, sua forma de carregamento do veículo e seu prazo de entrega. E, ainda, seus possíveis custos extras, bem como sua reputação no mercado. Ou seja, o embarcador precisa ir atrás das transportadoras, uma a uma, e fazer todas as negociações sobre o frete a ser realizado e, dentro desse processo moroso, os meios de entrar em contato com o transportador são inúmeros. Ligações, e-mails, pesquisas online, e muito mais empecilhos na hora de tratar com o fornecedor. 

Além disso, por ser um passo importante na escolha do transportador a cotação de fretes precisa ser feita da forma mais correta possível. Há milhares de transportadoras prontas para realizar o frete do seu produto, mas, infelizmente, não existe uma central em que, com apenas um acesso, o embarcador possa encontrar a melhor opção para sua necessidade. Quer dizer, não existia!

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Por que fazer cotação de fretes online?

Já concluímos que as rotinas de cotação de fretes são muito engessadas e os processos acerca dessa atividade só complicam, ainda mais, seu desenvolvimento. Então, a solução para esse problema já foi idealizada e, novamente, a tecnologia facilitou o processo de cotação de fretes. 

Algumas plataformas foram idealizadas e planejadas para reunir inúmeras opções de transportadoras e, também, os valores e formas de cobrança do frete. As ferramentas de cotação de fretes online são um grande avanço tecnológico que, com certeza, serve para aprimorar sua gestão de transportes. Em vez de perder tempo contatando uma transportadora de cada vez para checar se ela se encaixa ao frete que você precisa, na cotação de fretes online, o embarcador, simplesmente, envia as especificações da carga e rota e pronto! O sistema fará toda a cotação com as empresas disponíveis.  

Sendo assim, as plataformas de cotação de fretes online simplificam e agilizam esse processo que toma tanto tempo dos embarcadores na hora de transportar o produto final. Essas soluções são capazes de reunir as informações sobre os transportadores e cruzar esses dados com as necessidades dos embarcadores. Então, todo mundo ganha em praticidade e facilidade.

Como funciona?

 Normalmente, a cotação de fretes online acontece em uma plataforma WEB em que os transportadores cadastram os tipos de frete que realizam, quanto cobram por cada serviço (com especificação de taxas e custos extras), as rotas que abrangem e o prazo. Todas essas informações sobre as transportadoras e os tipos de serviço que elas prestam ficam reunidas em um banco de dados online.

Em contrapartida, quando um embarcador precisa cotar um frete, ele acessa essa plataforma e específica o serviço de transporte que ele precisa contratar, informando a rota e o tipo de carga. 

O sistema de cotação de fretes, então, cruza as informações e procura um match (combinação) entre o embarcador que está procurando um fornecedor e o transportador mais indicado para o frete especificado. 

As ferramentas de cotação de fretes, certamente, simplificaram todo um processo que é bastante complexo de se fazer manualmente. Provando que, mais uma vez, a tecnologia na logística serve para aprimorar todas as operações.
conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você