CUIDADOS NA HORA DE CONTRATAR FRETES

Otimizar as rotinas logísticas de transportes é uma prioridade para as indústrias atualmente, pois, ao aprimorar esses processos, toda a área de gestão de fretes e transporte ganha força e competitividade. Muitas ferramentas foram desenvolvidas pensando em facilitar a vida do embarcador quando esse precisa contratar fretes, é o caso das plataformas de cotação de fretes online e do sistema TMS. Portanto, além de buscar tecnologias que facilitem as atividades da logística de transporte, existem alguns cuidados que podem ser tomados na hora de contratar fretes.

No texto de hoje, reforçamos alguns pontos para concentrar atenção na hora de contratar fretes para evitar dores de cabeça e prejuízos no futuro.

Cuidados ao contratar fretes 

Quando um produto está pronto para ser transportado, o embarcador precisa escolher uma transportadora confiável para realizar os fretes. O processo começa com a cotação de fretes, em que a indústria embarcadora entra em contato com algumas opções de transportadoras e faz a cotação do serviço, levando em conta alguns fatores. Então, após decidir qual o prestador de serviço é o mais indicado para transportar o produto final, o embarcador fecha negócio com a transportadora e acompanha todo o transporte do produto até seu destino. Enfim, parece simples, mas, na verdade, é bem mais complexo. A contratação de fretes envolve muitas variáveis e pode causar severos prejuízos para a empresa que contrata. Por esse motivo, separamos alguns cuidados:

Procure mais de uma opção

Para escolher um bom fornecedor é necessário realizar muitas pesquisas acerca da qualidade do serviço e de outros agentes que influenciam na performance do fornecedor. Com as transportadoras não é diferente, antes de contratar fretes de determinado transportador é recomendável fazer uma boa pesquisa de mercado e separar algumas opções de transportadoras para fazer a cotação do serviço de fretes. As plataformas de frete online ajudam muito nessa tarefa, porque fazem, automaticamente, a busca pelas opções mais rentáveis e confiáveis. 

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Fique atento na cobrança do frete

Todos os anos, as indústrias brasileiras perdem cerca de 20 bilhões de reais com divergência no preço dos fretes. No momento de acordar uma tabela de fretes, é essencial estar completamente inteirado sobre o quê a tabela contempla e prestar atenção nos detalhes. Assim, uma ótima solução para não pagar injustamente pelo transporte é fazer auditoria dos pagamentos de fretes. Essa auditoria pode ser feita por um sistema específico para gestão de fretes, o TMS, que garante que o embarcador não perca dinheiro com divergências nos preços.

Repare nas taxas de transporte

Além do valor cobrado pelo serviço de transporte, outros fatores podem influenciar quanto será cobrado pelo frete contratado. Existem algumas taxas cobradas além do valor do transporte que podem encarecer bastante o valor final. O fator cubagem, pedágios, GRIS, taxa de despacho e outras, essas são taxas extras cobradas em algumas ocasiões. Saiba mais sobre taxas de transporte nesse texto.

Realize o monitoramento de entregas

Essa já é uma atividade que traz resultados de melhorias e eficácia para a gestão de transportes. Acompanhar a entrega do produto é, com certeza, uma prática cada vez mais valorizada pelos embarcadores e muitas tecnologias surgiram para aprimorar a mesma. Consequentemente, ficar sabendo dos status da sua carga é ideal para que os embarcadores se antecipem aos percalços do percurso da entrega e, para isso, foi desenvolvido a Torre de Controle e os aplicativos de monitoramento de entregas, em que o motorista atualiza a situação da carga através do app, assim, o embarcador acompanha em tempo real.

Aposte em tecnologia

Muitas ferramentas são desenhadas para melhorar operações, a tecnologia na logística têm aumentado a produtividade e a assertividade das ações que envolvem o transporte como um todo. Sistemas de auditoria de pagamento, aplicativos para monitorar entregas e plataformas online para cotação de fretes são algumas das inúmeras tecnologias pensadas e desenvolvidas para o setor logístico, que não para de crescer e precisa acompanhar as novidades a fim de ser cada vez mais competitivo.
conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você