COMO ACERTAR NA CONTRATAÇÃO DE FRETES?

Em uma indústria, os transportes são uma parte essencial para o completo sucesso do  maior objetivo da empresa: vender seu produto. Uma empresa que se destaca possui o processo de transportes muito bem determinado e entrega qualidade, velocidade e boa comunicação. Entretanto, para garantir um frete eficiente, é preciso encontrar o melhor fornecedor para o transporte. Mas você sabe como ter sucesso na contratação de fretes?

O que é o processo de contratação de fretes?

Assim que o produto está pronto para ser transportado, é de responsabilidade da logística tratar de encontrar a melhor transportadora para o frete. Porém essa não é uma tarefa fácil, pois o processo de contratação de fretes demanda esforços especiais. 

Para que o embarcador seja bem sucedido em escolher a transportadora que fará o frete, alguns processos precisam ser devidamente desenvolvidos. É comum haver BIDs anuais que implicam longos contratos ou cotações expressas que determinam parcerias mais pontuais. De uma forma ou de outra, é necessário que uma “competição” selecione os fornecedores e decida quem será o escolhido. 

No mundo das contratações de transportes, muitas variáveis podem determinar o sucesso ou o fracasso da escolha do fornecedor. Existem diversos tipo de fretes e muitos formatos de contratação, tudo vai depender da necessidade do embarcador. A demanda do transporte é aquilo que vai definir as características da contratação do frete.

Para entender quais fornecedores são capazes de oferecer um bom serviço, é preciso realizar a cotação de frete. Essa cotação elege alguns transportadores com perfis potenciais e define critérios para afunilar a competição. Sendo assim, depois de entender quais critérios irão consagrar o melhor transportador, a procura pelos fornecedores se inicia e todos os dados são recolhidos. Nessa etapa da cotação, busca-se descobrir se o custo-benefício é válido.

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Garanta a melhor opção!

A fim de garantir a melhor opção durante a contratação de fretes, vários cuidados e boas práticas precisam ser realizadas. De forma simplificada, o transportador que deverá ser escolhido é aquele que cobra menos por um serviço impecável. Entretanto, essa fórmula é complexa de se achar.

Então, para ter certeza de que o transportador realizará o serviço da melhor forma possível, é preciso acertar todos os detalhes no processo de contratação de fretes. Uma vez que todas as minúcias tem o poder de alavancar ou destruir uma operação logística. Desta forma, estar atento à fatores condicionantes e à reputação do transportador.

Consultar as tabelas de frete propostas, entender a disponibilidade da transportadora, identificar qualidades e defeitos e avaliar o custo-benefício, é de extrema importância na hora da contratação de fretes. Bem como definir suas necessidades e aquilo que você procura em um bom fornecedor.

Enfim, para acertar em cheio na contratação de fretes, basta eleger bons fornecedores, vasculhar todas as possibilidades e utilizar o processo que se encaixa melhor à sua operação.
conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você