A redução de custos sempre será um dos principais objetivos dos gestores e a área de logística não está de fora. A meta de reduzir gastos com as operações é uma questão importante, inclusive pode ser um indicador de performance. Afinal, se o desempenho do setor é eficiente e, ainda é possível economizar, o setor é um sucesso, então. Uma atividade que cumpre o propósito de reduzir custos e aumentar a eficiência da logística é a auditoria de frete. Conferir os pagamentos dos fretes pode evitar muitos transtornos e guardar bons reais. Veja por que você deve realizar a conferência dos pagamentos de frete.
O que é a conferência dos pagamentos de frete?
Após os fretes contratados serem realizados, o embarcador precisa assegurar que os pagamentos dos mesmos sejam feitos corretamente. No entanto, o volume de CTe’s por nota fiscal é realmente grande, ou seja, fica fácil se perder em meio a divergências.
Outro fator que contribui para a divergência nos pagamentos é a complexidade da tabela. Cada transportador faz a negociação do preço do frete baseado em uma tabela diferente e essa variação de tabelas pode acabar virando uma confusão na hora dos pagamentos. Além da complexidade da tabela, o preço do frete pode variar dependendo das taxas inclusas no contrato. O pagamento dessas taxas pode ser feito de maneira incorreta, já que muitas delas aparecem de repente.
A fim de entender quando há erros no pagamento dos fretes, a auditoria de fretes foi idealizada. Ela nada mais é do que uma investigação dos conhecimentos dos transportes que confirma se o pagamento confere com o valor ideal.
Validar o pagamento dos fretes contratados faz toda a diferença no ambiente de gestão logística. Saber se há divergências no valor pago acaba gerando uma grande quantia em economia e garantindo o compliance nas transações. Sendo assim, realizar a conferência dos pagamentos de frete é indispensável para a redução de custos.
Quais erros são encontrados na auditoria dos pagamentos?
As divergências no pagamento dos fretes podem se dar por diversos motivos, mas a solução é única. Somente a auditoria de fretes automatizada é capaz de identificar e tratar as incidências sobre o valor pago pelo frete.
Inúmeras variáveis permitem os erros no pagamento, por isso é quase impossível escapar das divergências, exceto quando o volume de pagamentos é baixíssimo. Nesse caso, a não ser que você tenha um volume de conhecimentos de fretes irrelevantes, é seu dever apostar em uma boa solução para auditoria de fretes.
Os erros que causam as divergências nos pagamentos podem ser vários, mas os mais comuns são:
- > Cobrança em duplicidade
- > Erro no cálculo
- > Preços nas tabelas de frete
- > Cobrança de serviços não realizados
- > Defasagem nos valores de frete
- > Roubo de cargas
- > Acidentes
Deixe um comentário